MONITORAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS DADOS NO CONTEXTO FEDERAL
Monitoramento de Políticas Públicas, Informações Estatísticas, Qualidade de Dados, Educação Profissional e Tecnológica.
As informações estatísticas são fundamentais para garantir um monitoramento eficaz e contribuir para a maior efetividade das políticas públicas. Entretanto, há um desafio histórico na produção estatística da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), marcado por lacunas e pela complexidade na compreensão das particularidades dessa modalidade educacional, dificultando o seu monitoramento e a avaliação como política pública. Nesse sentido, torna-se necessário descrever as características dos dados relacionados à EPT e qualificá-los de modo a propiciar esse monitoramento. Objetivo geral: avaliar a qualidade dos dados da Educação Profissional e Tecnológica, concentrando-se na análise das variáveis específicas dessa modalidade educacional, com a proposição de um modelo descritivo de dados de qualidade que sirva para o monitoramento adequado das políticas de EPT. Pergunta de Pesquisa: em que medida os dados existentes sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são adequados para subsidiar o monitoramento de políticas públicas relacionadas a essa modalidade educacional? Métodos: abordagem qualitativa descritiva com métodos técnicos de pesquisa documental. Artigo científico: Monitoramento da Educação Profissional e Tecnológica: qualidade das variáveis. Produto técnico-tecnológico (PTT): Modelo descritivo dos dados que devem compor as bases essenciais para o monitoramento efetivo das políticas de EPT no país, levando em consideração a qualidade dos dados, a abrangência deles e as dimensões da EPT.