Competências transversais e desempenho no trabalho: Análise da percepção de servidores de uma instituição federal de ensino superior.
Gestão por Competências; Competências Transversais; Desempenho no Trabalho; Serviço Público; Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) do serviço público brasileiro, instituída pelo decreto 5.707/2006, surge como resposta à necessidade de adaptação a novas demandas sociais e à busca por maior eficácia na prestação de serviços públicos. Nesse contexto, a PNDP estabelece que há um conjunto de competências de caráter transversal essenciais para um serviço público de alto desempenho. Diante do contexto apresentado, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar a percepção de uma amostra de servidores públicos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade de Brasília (UnB) sobre a importância, o domínio e a frequência de uso de competências transversais para o desempenho no trabalho. A pesquisa, de caráter descritivo e explorativo, adota uma abordagem de métodos mistos, combinando análise documental, entrevistas, aplicação de questionários, análise de conteúdo e análises estatísticas. Como produto técnico-tecnológico desse estudo foi desenvolvido um relatório de mapeamento de competências transversais adicionais às competências elencadas pela PNDP. Esse mapeamento poderá fundamentar a estruturação de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), permitindo que as iniciativas de desenvolvimento profissional sejam mais direcionadas e eficazes. Os resultados deste estudo mostraram que as competências transversais são percebidas pela amostra de servidores TAEs da UnB como altamente importantes para o desempenho no trabalho, frequentemente utilizadas em suas atividades diárias e amplamente dominadas pela maioria. A análise evidenciou que essas três variáveis — importância, domínio e frequência de uso das competências — apresentam relações significativas entre si e com o desempenho no trabalho, contudo, sem forte preditividade, Embora os resultados não possam ser generalizados para todos os servidores TAEs da UnB, esta pesquisa contribui significativamente para a consolidação da gestão por competências na universidade e para o aprimoramento da gestão pública em geral, orientando o desenvolvimento profissional de servidores públicos, essenciais para a construção de um serviço público de alto desempenho.