BARREIRAS E INDUTORES À INOVAÇÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA: O CASO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
Inovação em serviços. Indutores à inovação. Barreiras à inovação. Serviço Público. Segurança Pública. Polícia Rodoviária Federal.
Esta pesquisa destinou-se a identificar e compreender os elementos indutores e as barreiras presentes nos processos de inovação e mudança organizacional em serviços de segurança pública, tendo como lócus empírico a Polícia Rodoviária Federal. Para atingir tal objetivo, buscou-se (i) identificar e descrever as barreiras aos processos de inovação em serviços originados na PRF; (ii) identificar e descrever os elementos indutores aos processos de inovação em serviços originados na PRF; e (iii) Identificar e descrever as barreiras aos processos de inovação descontinuados na PRF. A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa e foi realizada em duas etapas de coleta de evidências, utilizando-se de fontes secundárias e fontes de evidências primárias. Na primeira etapa é realizada análise documental onde são descritas as inovações em serviços originadas na PRF, chanceladas por especialistas como inovações. Na segunda etapa são realizadas entrevistas semiestruturadas com atores organizacionais envolvidos em processos de inovações e mudanças. Os resultados indicam forte presença dos indutores internos (i) liderança; (ii) empreendedorismo; e (iii) recursos intangíveis. Dentre os indutores externos, destacam-se o (i) ambiente político; e os (ii) avanços tecnológicos. A principal barreira relaciona-se às questões organizacionais, donde destacam-se (i) a resistência ou falta de apoio de atores organizacionais; (ii) a falta de habilidade, conhecimento e experiências; e (iii) ineficácia na gestão do processo de inovação. Finalmente, também é identificada importante barreira decorrente de falha nos processos de comunicação para envolver os servidores com os processos de inovação.