Banca de DEFESA: Ericson Rodrigues da Costa

DISCENTE : Ericson Rodrigues da Costa
DATA : 12/08/2022
LOCAL: PPGA

COMPLEXIDADE INSTITUCIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Complexidade Institucional. Covid-19. Resposta Organizacional. Problemas Complexos e Inesperados.

A sociedade é construída por meio de lógicas institucionais, que consistem em padrões históricos socialmente construídos a partir de símbolos e práticas materiais, suposições, valores, crenças e regras a partir das quais os indivíduos e organizações inserem uma rede de significações para satisfazerem sua realidade social (Thornton et al., 2015). Embora interdependentes, essas lógicas se contradizem e muitas vezes são conflitantes, fenômenos conhecidos por complexidade institucional (GREENWOOD et al., 2011). Assim, o presente estudo objetivou descrever a complexidade institucional no enfrentamento à pandemia da Covid-19, no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Acre – Ifac. Foram coletados os Planos de Gestão do Ifac e realizadas entrevistas semiestruturadas com grupos da comunidade acadêmica, para identificar as ações de enfretamento à pandemia e as complexidades institucionais geradas por estas. Como estratégias de análise, optou-se por mapeamento visual combinado ao agrupamento temporal, método de classificação hierárquica descendente – CHD e análise de similitude. Como principais resultados, destacam-se a identificação de cinco classes nos discursos: Pandemia, Gestão, Remoto, Pluralismo Social e Ensino; a evidência de associação de todos os fatores (incerteza técnicocientífica, falha na liderança e pluralismo social) à complexidade institucional; e a demonstração da influência de instituições que exercem dominação no campo sobre as demais que compõem o ambiente.

Externo à Instituição - JEFFERSON MARLON MONTICELLI
Interno - 2518430 - ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
Interno - 922.834.891-72 - CLEIDSON NOGUEIRA DIAS - UnB
Presidente - 1762431 - MARINA FIGUEIREDO MOREIRA