INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: PERCEPÇÕES SOBRE OS RESULTADOS NO PROCESSO DE COMPRAS PÚBLICAS NO GOVERNO BRASILEIRO
Compreender e implementar inovações, especialmente no contexto do setor público, cria oportunidades de melhora da gestão das aquisições para o alcance da excelência das compras públicas em relação ao atendimento à população, bem como aos fornecedores de bens e serviços. O objetivo da presente pesquisa consiste em analisar os resultados das inovações no processo de compras públicas no âmbito do Governo brasileiro. A partir da literatura que discute a inovação no setor público proposta pelos autores Bloch et al. (2009), Bloch (2011) e De Vries et al. (2016), foi realizada análise de conteúdo proveniente de entrevistas realizadas com gestores e usuários da inovação, que revelou a oportunidade de caracterizar as inovações desenvolvidas pelo Ministério da Economia no processo de compras públicas; identificar barreiras e facilitadores à inovação, permitindo uma melhor compreensão da cadeia de valor da inovação, perpassando atores, práticas e evidências de como as organizações públicas e os serviços públicos podem ser transformados na área de compras públicas. Ademais, foi criado um banco de indicadores de inovação no processo de compras governamentais, a fim de viabilizar a mensuração do desempenho da inovação no contexto do Ministério da Economia