AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL E GOVERNO DIGITAL: UM ESTUDO EM UNIDADES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL DIRETA
ambidestria organizacional; governo digital; administração pública.
A ambidestria em governo digital se refere à capacidade de uma organização governamental de equilibrar as necessidades de manter as operações existentes e alcançar os objetivos estratégicos, enquanto também inova e experimenta com novas tecnologias, processos e modelos de negócios para melhor atender às necessidades dos cidadãos e das comunidades. Isso inclui a capacidade de adaptar-se rapidamente às mudanças no ambiente e aproveitar oportunidades emergentes, enquanto ao mesmo tempo mantém a estabilidade e a continuidade das operações críticas. Dessa maneira, cabe destacar que a ambidestria em governo digital implica em ter a capacidade de seguir regulamentos, leis e normas estabelecidas, enquanto também inovar e explorar novas formas de fazer as coisas, tendo em vista a melhoria dos serviços prestados à sociedade. Em virtude do que a literatura apresenta, compreende-se que o desenvolvimento de capacidades de ambidestria organizacional e aplicação de suas práticas é positivo para o desempenho das organizações. Nesse sentido, o presente estudo qualitativo pretende responder à seguinte pergunta de pesquisa: como se caracteriza a ambidestria organizacional em órgãos setoriais e correlatos do SISP? Busca-se, a partir dessa análise, propor um modelo de práticas para desenvolvimento das capacidades de ambidestria organizacional nos órgãos do SISP da APFd, visando a implementação e o aprimoramento do Governo Digital. A partir de um diagnóstico, os esforços podem ser direcionados ao desenvolvimento adequado de capacidades para o desenvolvimento sustentado do Governo Digital.