Banca de QUALIFICAÇÃO: Sarah Yasmin Lucena Gomes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Sarah Yasmin Lucena Gomes
DATA : 31/07/2023
LOCAL: Sala de Reuniões nº 01 da FS/UnB

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS DIRETRIZES CLÍNICAS PARA MANEJO DA TUBERCULOSE

Tuberculose, Diretrizes Clínicas, Protocolos Clínicos

Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença milenarmente conhecida, com diagnóstico e tratamento disponíveis. Apresenta taxas relevantes de incidência e persiste como preocupação sanitária internacional. Está intimamente ligada às condições demográficas e aos aspectos socioeconômicos, tais como: renda familiar baixa, nível educacional precário, adensamentos comunitários, locais de habitação fechados sem arejamento do ar e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Visando contribuir na prática profissional são elaboradas diretrizes clínicas as quais são baseadas em revisões sistemáticas com as melhores evidências, conhecimentos que não se restringem a apenas resultados de ensaios clínicos ou dados quantitativos. Objetivo: Avaliar a qualidade das diretrizes clínicas publicadas para o manejo da tuberculose.

Método: A pesquisa das DPC para o manejo da tuberculose foi realizada em diferentes bases de dados: Medscape (filtro: Diseases/Conditions, past year), Best Medicine Journal (BMJ), PubMed (filtro: cinco anos, Books and Documents, Consensus Development Conference, Guideline, Practice Guideline), SCOPUS (filtro: cinco anos), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medline e Google Acadêmico. Nessas bases, os descritores utilizados nas buscas foram “(tuberculosis) AND ((Practice Guideline) OR (Guideline) OR (Protocol))”. Além disso, também foram feitas pesquisas através de contatos firmados com países parceiros, sites específicos de instituições e categorias em saúde: Crochane (filtro: Protocol), Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (filtro: Guideline) e National Institute for Health and Clinical Excellence. Em um segundo momento, foi realizada mais uma busca na base de dados PubMed, de acordo com as sugestões de referências encontradas em algum dos textos selecionados. As DPC foram filtradas com base no idioma (português, inglês e espanhol) e tempo de publicação (últimos cinco anos) utilizando os descritores Decs/Mesh relacionados ao tema. Foram incluídos guidelines e artigos de revisão que continham recomendações relacionadas ao manejo da tuberculose (avaliação, diagnóstico, prevenção, tratamento) na atenção primária à saúde e excluídas publicações indisponíveis na íntegra, aquelas que envolvessem o âmbito hospitalar e que não tivessem tuberculose como tema principal. Ações futuras: Após análise dos resultados encontrados, iremos elaborar um artigo científico com avaliação da qualidade dessas diretrizes encontradas e produzir um documento técnico que auxilie o Agente Comunitário de Saúde (ACS) a identificar e conduzir o paciente com tuberculose.

Externo à Instituição - ARTEMIR COELHO DE BRITO - MS
Interno - 3028331 - RODRIGO FONSECA LIMA
Interna - 1905372 - VERONICA CORTEZ GINANI
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 15:14