O CARTESIANISMONA TEORIA DA PERCEPÇÃODE LEIBNIZ
Descartes; Leibniz;Teoria da percepção; Espécies intencionais; Mecanicismo; Ocasionalismo.
O objetivo dessadissertação é discutir o ‘cartesianismo’ de Leibniz, isto é, sua condição de filósofo pertencente à tradição cartesiana. Esse problema é oriundo da constatação que, embora usualmente considerado um cartesiano, Leibniz criticou e rejeitou praticamente todaa filosofia produzida por Descartes. Nesse sentido, meu desiderato nessa pesquisa foi procurar algum aspecto da filosofia leibniziana no qual houvesse evidências de que ele estivesse desenvolvendo seu pensamento a partir de reflexões já elaboradas de alguma maneira por Descartes. As evidências que poderiam aproximar o pensamento de Leibniz daquele de Descartes julgo tê-las encontrado nas temáticas relacionadas à teoria da percepção. Por isso, com o propósito de tentar tornar manifesta essa suposta proximidade de ambos autores no âmbito da teoria da percepção, discuto nesse trabalho questões relacionadas à rejeição da teoria escolástica das espécies intencionais pelos dois filósofos, assim como a adesão dos mesmos aos princípios mecanicistas com o intuito deconceber uma nova teoria acerca do processo perceptivo, tanto aquele que ocorre de forma consciente, quanto aquele que seria inconsciente. Por fim, concluo sugerindo que Descartes preparou e Leibniz desenvolveu um certo tipo de doutrina ‘ocasionalista’ que permitiria justificar como a interação entre o mundo material-corpóreo e o mundo mental, exigida para o processamento da percepção sensível, poderia ocorrer.