Banca de DEFESA: Paulo Estevão Tavares Cavalcanti

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Estevão Tavares Cavalcanti
DATA : 21/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Híbrida (DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA)
TÍTULO:

PERCEPÇÃO MÍSTICA E DIVERSIDADE RELIGIOSA: um Problema para a Epistemologia da Crença em Deus de William Alston



PALAVRAS-CHAVES:

diversidade religiosa, percepção mística, naturalismo, William Alston, John Hick


PÁGINAS: 136
RESUMO:

William Alston1 defende a tese de que as experiências místicas reforçam a crença em Deus nas religiões teístas e que as crenças religiosas são formadas a partir de práticas doxásticas místicas, isto é, práticas formadoras de crenças religiosas, tais como a tradição, a leitura das escrituras, o testemunho de importantes protagonistas da história das religiões e relatos de experiências místicas de interação com Deus, entre outras práticas. Nesse sentido, a existência de religiões diversas, socialmente estabelecidas, com suas práticas doxásticas e crenças diversas colocam desafios para a ideia de uma realidade última e verdadeira, poque sempre se referem a características da entidade sagrada na forma como é descrita na tradição religiosa em que se insere o praticante.

Quando observamos no mundo uma pluralidade de religiões inseridas em contextos culturais e religiosos diversos, com caracterizações variadas de objetos de culto e adoração, a tese de Alston encontra um problema: como é possível que crenças religiosas formadas a partir de práticas doxásticas e conceitos da realidade última incompatíveis nas diversas comunidades religiosas socialmente estabelecidas sejam mantidas pelos seus respectivos crentes como prima facie justificadas, apesar de conflitantes com aquelas acreditadas pelos crentes das demais matizes religiosas; e mais, em que grau esse problema comprometeria a tese de que a crença religiosa encontra reforço na experiência mística. Alston enumera algumas soluções possíveis para o problema da diversidade religiosa, entre as quais destacamos:

  1. Manter uma atitude de conservadorismo epistêmico com relação às práticas formadores de crenças pelas diversas comunidades religiosas;

  2. Aceitar a hipótese de inspiração kantiana com conteúdo cultural proposta por (Hick, 2018);

  3. Aderir a hipótese radical naturalista

O objetivo da presente tese é analisar a relevância de cada uma das alternativas referidas por Alston para a lidar com o problema em questão.

 

1 Essa tese é defendida em seu livro “Perceiving God” publicado no ano de 1991 e traduzida para o português pela editora Carisma em 2020 com o título Percebendo Deus.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 405020 - AGNALDO CUOCO PORTUGAL
Interno - 1177166 - ANDRE LECLERC
Externo à Instituição - MARCIANO ADILIO SPICA
Externo à Instituição - SERGIO RICARDO NEVES DE MIRANDA
Externo à Instituição - ÁLVARO MENDONÇA PIMENTEL
Notícia cadastrada em: 29/05/2023 15:12
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app42_Prod.sigaa36