Banca de DEFESA: Ana Cristina de Souza Maria

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Cristina de Souza Maria
DATA : 06/03/2024
LOCAL: Geografia

A Geografia do Brasil Central na ótica da pesquisa em pós-graduação

Geografia. Pós-Graduação. Conhecimento. História do Pensamento Geográfico. Usos do Território.

O objetivo desta tese é apresentar as contribuições científicas da Geografia produzida pelos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UnB (Universidade de Brasília), UFG (Universidade Federal de Goiás) e UFU (Universidade Federal de Uberlândia). A proposta foi avaliar a produção do conhecimento geográfico no recorte do Brasil Central, tendo como pretensão principal construir um arcabouço do conhecimento pesquisado pelos programas de pós-graduação em Geografia analisados e suas contribuições na Geografia brasileira. O estudo analisou, portanto, parte da produção científica acadêmica em Geografia em nível regional. Considerando os usos corporativos do território como hipótese, metodologicamente buscou-se compreender os principais temas centrais, abordagens e temáticas presentes na análise de trabalhos acadêmicos (dissertações e teses) defendidos nos cursos de pós-graduação em Geografia do Brasil Central selecionados UnB, UFG e UFU. Para tanto, trabalhamos com pesquisa bibliográfica e documental no banco de Teses e Dissertações da Capes, na biblioteca digital de Teses e Dissertações, no currículo Lattes e nos repositórios institucionais das universidades. Deste modo, este estudo foi fundamental para entender que pesquisas são produzidas em diferentes lugares do Brasil Central, quais temas são mais preponderantes, quais linhas de investigação aparecem mais, com que frequência os acontecimentos histórico-geográficos de uma região são estudados pelos geógrafos da mesma, sendo essencial para compreensão do escopo geográfico brasileiro. O software Iramuteq foi aplicado como ferramenta de análise textual nas análises quantitativas da produção acadêmica dos programas. Os resultados apontam o crescimento no número de trabalhos desenvolvidos na área nos últimos 25 anos, ressaltando o importante papel desempenhado pelos programas de mestrado e doutorado em Geografia do Brasil Central.

Presidente - 1714000 - EVERALDO BATISTA DA COSTA
Interno - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Externa à Instituição - BEATRIZ RIBEIRO SOARES - UFU
Externa à Instituição - LUANA NUNES MARTINS DE LIMA - UEG