Banca de DEFESA: Fabrício Silva Ribeiro

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Fabrício Silva Ribeiro
DATA : 29/04/2024
LOCAL: Plataforma Teams

Interações Espaciais na Rede do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais: Singularidades Regionais e seus Contrastes.

IFNMG – Política Pública – Interações Espaciais – Rede Urbana – Educação – Região

Dentre as principais políticas de educação, a constituição e expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica se destaca pelo atendimento da demanda por interiorização do ensino técnico nos espaços rurais e urbanos. Desta forma, é fundamental analisar as interações espaciais da rede dos institutos federais de educação profissional e tecnológica como estratégia política de diminuição das desigualdades em regiões historicamente marcadas pela pobreza. Partindo da perspectiva conceitual que atesta a essencialidade da rede urbana de cidades aos processos de desenvolvimento local, analisamos a implementação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG com o objetivo de analisar as interações espaciais da rede do IFNMG por meio da implantação dos seus campi e as lógicas de centralização em suas regiões de influência, como uma forma de política de enfrentamento das desigualdades regionais e de desenvolvimento numa região considerada com a maior concentração de pobreza no território mineiro. Diante do contexto exposto, a abordagem metodológica teve como percurso a pesquisa de campo, articulada a pesquisa documental com realização de entrevistas, com posterior análise e tratamento das informações na perspectiva da representação cartográfica. Dentre as constatações, destacamos que rede de cidades da região de influência do IFNMG a partir de suas singularidades e/ou contrastes, definiu o modo de se pensar, por exemplo, na escolha e ofertas de cursos em diversas modalidades (Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica e Tecnológica de Nível Médio, Superior e de Pós-Graduação) a partir da perspectiva local de serviços oferecidos (saúde, trabalho e educação). A oferta de formação profissional pela rede do IFNMG impactou no desenvolvimento da oferta de serviços, apesar de um padrão de oferta de cursos distintos das potencialidades regionais e sem o atendimento dos objetivos e expectativas das comunidades locais. Nessa perspectiva, sugere-se uma nova regionalização e reorganização da área de influência do IFNMG nas Regiões Geográficas Intermediárias de Montes Claros, Teófilo Otoni, Patos de Minas e Belo Horizonte, atentando-se para as interações espaciais e a conexão entre todas as cidades e os campi instalados do IFNMG, através das relações de dependência e deslocamento na busca de bens, prestação de serviços e trabalho.

Presidente - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Interno - 1336810 - JOSE SOBREIRO FILHO
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Externa à Instituição - ANETE MARÍLIA PEREIRA - UNIMONTES