Banca de DEFESA: Enos Rodrigues Barbosa de Souza

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Enos Rodrigues Barbosa de Souza
DATA : 28/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Narrativas turcas: A construção da geografia imaginativa da Turquia como potência média em ascensão nas
publicações do Centro de Pesquisa Estratégica do Ministério das Relações Exteriores da República da Turquia (SAM).


PALAVRAS-CHAVES:

Geopolítica Crítica, Geografia Imaginativa, Narrativas Geopolíticas, Análise do Discurso, Center of Strategic Research, Potência Média em Ascensão e Turquia.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A Turquia passou por uma grande transformação na sua atuação geopolítica a partir da chegada do Partido da Justiça e do Desenvolvimento- AKP -ao poder seguindo as linhas propostas pelo intelectual (e posteriormente membro do partido e do governo) Ahmet Davutoğlu de que a Turquia tinha características essenciais para se tornar uma potência regional e mesmo ter influência global. De uma política externa mais preocupada com a segurança interna e a unidade do Estado, a Turquia começou a se movimentar com mais desenvoltura no cenário internacional em várias frentes em busca da concretização de sua imagem de potência, que em parte é baseada numa reelaboração da leitura de sua geografia como um estado central. Sob a justificativa de laços históricos, geográficos e culturais, a Turquia ampliou sua atuação na região dos Bálcãs, Ásia Central, Cáucaso, Oriente Médio e África. A pesquisa empreendeu uma análise de discurso sobre a transformação da imagem da Turquia nos artigos das publicações do Center of Strategic Research- SAM, um think-tank que pertence ao Ministério das Relações Exteriores turco, durante o período de 2009 a 2016. Esse think-tank possui três publicações, uma revista acadêmica quadrimestral, Perceptions; a série de ensaios do intelectual Ahmet Davutoğlu quando de sua passagem como Ministro das Relações Exteriores agrupados sob o nome de Vision Papers e artigos avulsos sobre a geopolítica turca e mundial que estão sob a rubrica de SAM Papers. O período escolhido diz respeito aos anos em que Ahmet Davutoğlu foi Ministro das Relações Exteriores e Primeiro-Ministro da Turquia. Como marco teórico foi utilizado a corrente da Geopolítica Crítica, disciplina que foca na análise dos discursos geopolíticos que constroem geografias imaginativas e legitimam as ações dos Estados na política mundial. Como metodologia, usou-se a análise de discurso. Para realizá-la, empreendeu-se uma análise qualitativa dos artigos das publicações, selecionando apenas os que continham a palavra-chave “Turquia”. Com o apoio de software de análise de dados qualitativos, efetuou-se uma codificação indutiva das passagens que continham a palavra-chave. Posteriormente, esses códigos foram interpretados, resultando na descoberta de narrativas geopolíticas no corpus. Em seguida, fez-se uma análise frequencial das narrativas geopolíticas encontradas para estabelecer qual era a de destaque e quais compunham o papel de narrativas auxiliares. Assim, encontrou se como a grande narrativa geopolítica a de que a Turquia seria uma potência média em ascensão. Por fim, foi engendrada uma análise das narrativas geopolíticas encontradas no SAM.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3225461 - GLORIA MARIA VARGAS LOPEZ DE MESA
Interno - 2216434 - JUSCELINO EUDAMIDAS BEZERRA
Interna - 1054356 - SHADIA HUSSEINI DE ARAUJO
Externo à Instituição - WOLF DIETRICH HARTMANN - UFPR
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 12:30
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app28_Prod.sigaa22