Banca de DEFESA: VINICIUS BATISTA PINHEIRO MARQUES

DISCENTE : VINICIUS BATISTA PINHEIRO MARQUES
DATA : 15/04/2024
LOCAL: Auditório IH

A Escola do Campo Devorada pela Cidade: impactos do crescimento urbano irregular na Ponte Alta Norte - Gama/DF

Ponte Alta Norte/Gama; Geografia Crítica; Educação do Campo; crescimento urbano irregular; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

O objetivo desta pesquisa de base qualitativa é analisar correlações entre o crescimento urbano desordenado e o trabalho pedagógico de educadores em uma Escola do Campo. A escola é o Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte, localizado na Região Administrativa do Gama, Distrito Federal, Brasil. Desde a inauguração da capital, em 1960, a pressão por moradia exigiu do poder público a gestão do crescimento urbano. Para isso, foram criadas Regiões Administrativas apartadas da centralidade de Brasília para a habitação das classes populares, no modelo de polinucleamento. Contudo, a partir dos anos 1990, foi intensificada a urbanização irregular de territórios rurais, mediante a criação de condomínios horizontais urbanos, resultando impactos socioambientais relevantes. Os educadores dos Anos Finais do CEF Ponte Alta Norte relatam que a multiplicação de condomínios alterou o perfil sociocultural da comunidade escolar. Isso fez os profissionais refletirem e questionarem sobre a necessidade de mudanças no trabalho com os estudantes. Para a análise do fenômeno dos parcelamentos irregulares, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de produção do espaço e território, bem como diálogo entre a modalidade Educação do Campo e o território. Foi realizada análise multitemporal de imagens orbitais  do crescimento urbano da área de estudo, nos anos de 1994, 2007 e 2023, utilizando o software QGIS. Para a produção de dados empíricos, acerca da conexão entre o crescimento urbano e a organização do trabalho pedagógico, foi empregado o método Grupo Focal , com professores e gestores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e análise de conteúdo das falas. Os resultados indicaram educadores preocupados em compreender uma comunidade escolar diversa, com grande desigualdade socioeconômica, inserida em um território com dinâmicas socioterritoriais complexas. Naturalmente, os dados empíricos revelaram outras questões com potencial para exames em trabalhos posteriores.

Externa à Instituição - ANNA IZABEL COSTA BARBOSA - SEEDF
Presidente - 447351 - CRISTINA MARIA COSTA LEITE
Externa ao Programa - 2107423 - ELIENE NOVAES ROCHA - UnBExterno ao Programa - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES - null
Notícia cadastrada em: 08/04/2024 09:16