A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA
.
Impactos socioambientais, macrotendências, Núcleo de Educação Ambiental, recursos naturais, Unidades de Conservação
As complexas relações entre homem e natureza resultam em impactos socioambientais que comprometem os recursos naturais, como desmatamento, queimadas, poluição atmosférica, do solo, dos corpos d’água inclusive em Unidades de Conservação - UCs. No contexto mundial, os desafios para a conservação dos recursos naturais impulsionaram reflexões e movimentações coletivas em prol da Educação Ambiental. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar os resultados das ações de Educação Ambiental desenvolvidas no Parque Nacional de Brasília - PNB, destacando as macrotendências. Para tanto, foi adotado o método hipotético-dedutivo e enquanto procedimentos serão coletadas informações através de levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas e pesquisas em campo, cuja organização, análise e interpretação das informações será por meio da Análise do Conteúdo. Essas etapas serão fundamentais para compreender e sistematizar as ações de Educação Ambiental desenvolvidas entre os anos de 2014 a 2024. Como resultado parcial constatou-se que apesar da equipe do Núcleo de Educação Ambiental - NEA do PNB realizar diversas ações de EA, que certamente contribuem para a compreensão dos impactos socioambientais, ainda há a necessidade de ampliação de recursos financeiros e quadro humano para fortalecer e divulgar suas ações de modo que possa valorizar o patrimônio natural, histórico e cultural existente no Parque.