Banca de DEFESA: Edijane Amaral Silva

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Edijane Amaral Silva
DATA : 08/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: PPG
TÍTULO:

O TRABALHO DE CAMPO EM TRILHAS INTERPRETATIVAS NO CERRADO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO APLICADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TAGUATINGA - DISTRITO FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Geografia Escolar, Trabalho de Campo, Trilha Interpretativa Guiada, Domínio Morfoclimático do Cerrado e Jardim Botânico de Brasília


PÁGINAS: 203
RESUMO:

A pesquisa realizada teve como objetivo apresentar a importância das trilhas interpretativas e práticas de campo, como recurso didático para ensinar a temática do Cerrado no Ensino Médio, bem como as questões que caracterizam o Cerrado nos componentes físico-naturais do espaço geográfico do Distrito Federal, em especial, a configuração geográfica do Jardim Botânico de Brasília, localidade escolhida para a realização do trabalho de campo, em trilha interpretativa guiada. O trabalho foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio, por meio de metodologias ativas, utilizando a trilha interpretativa, para o preenchimento do roteiro de campo, elaborado, aplicado e analisado nos resultados desta pesquisa. O trabalho de campo foi realizado em pré-campo (aulas e pesquisas sobre a temática do Cerrado), campo (saída de campo para o Jardim Botânico de Brasília, em uma trilha ecológica interpretativa guiada, com preenchimento e explicações sobre o roteiro de campo) e póscampo (discussões e fechamento do roteiro em roda de conversa). Optou-se pela pesquisa qualitativa, por meio da elaboração, aplicação e análise do roteiro de campo, com o objetivo de levar o aluno a “ler o ambiente” numa perspectiva geográfica, trabalhando com localização, descrição e análise da área visitada. A parte de localização foi realizada com a utilização de aplicativos do smartphone, para fazer a localização e leitura de dados quantitativos do ambiente. Já, a descrição abordou características ligadas ao relevo, solo, clima, hidrografia, flora e fauna da região visitada; e quanto à análise, foram observados em campo alterações ambientais e a ação humana na região; e por último, os alunos registraram o que viram em fotografias, utilizando os smartphones e no pós-campo, selecionaram a imagem que o grupo considerou mais significativa da fitofisionomia visitada e fizeram um desenho a partir do que lembravam terem encontrado em campo. Sendo assim, o trabalho de campo cumpriu o papel de levar os alunos ao entendimento do ambiente em que vivem e interferem por meio de suas ações, além de despertar os alunos, por meio dos estudos do pré-campo, do campo propriamente dito e das reflexões do pós-campo, para as questões ambientais que interferem no seu espaço vivido


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Externa à Instituição - Marcileia Oliveira Bispo
Externo à Instituição - YURI TAVARES ROCHA
Notícia cadastrada em: 26/07/2022 15:30
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