"EDUCAÇÃO (PESQUISADORA) PELO PROFESSOR (PESQUISADOR) EM GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO/DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL"
Perfil Docente. Desenvolvimento Profissional. Formação Cidadã. Educação pela Pesquisa. Ensino de Geografia.
O tema abordado reflete meu percurso profissional, de constituição como profissional de pesquisa na Educação Básica, um professor pesquisador, considerado aqui como aquele que pesquisa sua própria prática, produz respostas e soluções pedagógicas próprias e desenvolve a educação pela pesquisa com autoria, autonomia e compromisso social. Dessa forma, o objetivo desta investigação foi analisar os desafios e possibilidades da educação pesquisadora pelo professor pesquisador em Geografia no espaço geográfico da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Educação do Distrito Federal – RPE-DF – SEEDF. Metodologicamente, essa pesquisa recorreu à utilização de métodos mistos, com abordagens quantitativas e qualitativas, por meio de instrumentos como pesquisa documental, entrevistas informais, relato de experiência, pesquisa bibliográfica, formulários eletrônicos e análise de conteúdo. Assim, defendemos a educação pesquisadora pelo professor pesquisador como um movimento progressista de defesa da melhoria da educação e qualidade do trabalho docente. Acreditamos que o fomento ao professor pesquisador da Educação Básica, em geral, e da Geografia, em específico, corresponde ao fomento de um ensino mais elaborado e complexo, autônomo e autor, portanto, de melhor qualidade. Os resultados obtidos atestaram que o baixo estímulo ofertado pelo espaço geográfico da RPE-DF – SEEDF aos professores reflete no desenvolvimento de uma atuação profissional, com pouca autonomia e autoria, e um processo de ensino-aprendizagem pouco elaborado e complexo. Dessa maneira, os principais desafios se relacionam à infraestrutura, às condições de trabalho, ao acesso a tecnologias e equipamentos tecnológicos, mas igualmente aos problemas na formação inicial e continuada, à ausência de espaços e tempos que favoreçam a pesquisa na escola, às normativas legais que não reconhecem e incentivam processos criativos na educação, à precariedade na disponibilidade de materiais didáticos, à desvalorização salarial, às dificuldades no acesso à Pós-Graduação e à falta de políticas públicas de inclusão social e digital para os estudantes. Já as possibilidades estão relacionadas ao contexto histórico favorável, ao perfil de professores diversificado, à escola de formação continuada, à coordenação pedagógica e à licença para estudo (Mestrado e Doutorado). Ademais, apesar do espaço geográfico da RPE-DF – SEEDF despertar pouca motivação nos professores para uma educação pesquisadora pelo professor pesquisador em Geografia, estes reconhecem a importância da pesquisa para a formação, para o desenvolvimento profissional e para o ensino de Geografia. Ainda, embora apresentem poucas experiências de alta intensidade com a pesquisa, acreditam que o fomento do professor pesquisador corrobora com uma educação de melhor qualidade.