Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO SILVEIRA TOLENTINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO SILVEIRA TOLENTINO
DATA : 22/11/2022
LOCAL: Plataforma Teams

"Geografia e movimento: transporte e mobilidade como componentes ao espaço geográfico do Distrito Federal"

Brasília, mobilidade urbana, transporte público e privado, rodovias, metroDF.

O transporte se constitui como técnica basilar para construção e desenvolvimento do espaço ao passo em que o dinamiza, possibilitando uma ampla integração do território e a interação da mobilidade. Ao longo da história, tanto os meios de transporte como a mobilidade passam por modificações de modo a atender as demandas do ser humano, progressivamente expandindo sua atribuição. A Geografia, cujo objeto de estudo é o espaço geográfico, pode apresentar grandes contribuições para compreensão dos meios de transportes, tendo em vista a lógica espacial intrínseca à compreensão do movimento de circulação no interior do território. Na realidade brasileira, os modos de transporte e a mobilidade representam grande relevância social, contudo, configura-se um serviço demasiadamente precarizado e que necessita ser reconsiderado para satisfazer as necessidades da população. O mesmo considera-se para o Distrito Federal, que abriga a capital do país, cidade idealizada para atender os veículos, e, por conseguinte, desvalorizou o sistema público e coletivo de transporte, com diversas problemáticas agregadas espalhados por seu território. A presente pesquisa tem como objetivo geral a compreensão da maneira como se deu a organização socioespacial dos sistemas de objetos de transportes e como a mobilidade se organiza como um sistema de ação na realidade do Distrito Federal. Ao todo, a redação desta pesquisa divide-se em cinco capítulos, sendo o primeiro constituído pelos conceitos de uma Geografia, o movimento e a sua base metodológica; o segundo capítulo por meio de discussões sobre os transportes e sobre a mobilidade no urbano; o terceiro e o quarto capítulos retratam a realidade do Distrito Federal, enquanto o quinto e último constitui as conclusões e as observações da pesquisa. Referente aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi organizada em quatro etapas: levantamento bibliográfico, levantamento de dados primários e secundários, produção técnica cartográfica junto às saídas de campo para a realização dos mapas e, por último, a construção da proposta preliminar. Foram utilizados dados do Governo do Distrito Federal (GDF), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Moovit e Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), entre outros, que auxiliaram na construção de produtos cartográficos. Os dados foram especializados através do software livre Q-GIS. Por fim, é ressaltada a importância de valorizar o transporte público, tratando como ferramenta essencial para o funcionamento da dinâmica de circulação urbana sobre o território.

Externo à Instituição - DENIS CASTILHO - UFG
Externa à Instituição - MARIA ENCARNACAO BELTRAO SPOSITO - UNESP
Interna - 001.800.769-49 - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB
Presidente - 125.816.905-34 - RAFAEL SANZIO ARAUJO DOS ANJOS - USP