Banca de DEFESA: Ludmagna Pereira de Araujo

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ludmagna Pereira de Araujo
DATA : 01/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

Análise do Uso, Cobertura da Terra e Geração de Escoamento com base no Modelo Hidrológico Soil and Water Assessment Tool (SWAT) em uma Paisagem Tipicamente Cárstica na Alta Bacia do Rio Corrente (GO)


PALAVRAS-CHAVES:

 

 análise estatística; balanço hídrico; fatores de impacto; modelagem hidrológica; produção de sedimento


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Entender como a hidrologia é influenciada pelas alterações do uso da terra, tem sido muito discutido ao longo dos anos, na predição dos efeitos de mudanças em pequenas bacias experimentais. Com base nessa premissa, por meio de simulação, este trabalho avaliou a aplicabilidade do modelo hidrológico Soil and Water Assessment Tool (SWAT) para investigar sua confiabilidade e analisar o impacto das mudanças de Uso da Terra/Cobertura do Solo (LULC) na hidrologia durante o período de 1985 e 2019 na porção alta da Bacia do Rio Corrente (ABRC). Assim, este modelo não foi totalmente testado em bacias hidrográficas com geomorfologia cárstica no Cerrado brasileiro. O padrão espacial do Escoamento Superficial (SURq), de Subsuperfície (GWq) e Evapotranspiração (ET) foram quantificados em trinta e cinco (35) sub-bacias, assim como correlacionado positivamente tais componentes hidrológicos com mudanças do LULC em altos níveis de confiança. As distinções geomorfológicas de infiltração rápida pelas fraturas das rochas calcáreas, aliado a distribuição de áreas antrópicas sob a cobertura vegetal têm efeitos notáveis e.g., no SURq, como é o caso das terras agrícolas, de pecuária, urbanas e; GWq, terra de florestas. Os resultados da modelagem mostraram que a agropecuária tem relação positiva (p<0,005) com o grupo de florestas (R = 0,97) e com o SURq (R = 0,06). Uma relação negativa entre agropecuária (R = -0,85) com a ET, (R = -0,29) para o runoff de subsuperfície (GWq), e o SURq um R = -0,11. O estudo permitiu concluir ainda que o volume do GWq médio simulado é maior na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho (ANRV) e, o SURq é superior no Sudeste e menor no Nordeste da bacia. Desta forma, pode-se afirmar que a abordagem proposta é consistente com os efeitos observados na bacia e com os resultados encontrados na literatura internacional em diferentes regiões do mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - VERNERANDO EUSTÁQUIO AMARO - UFRN
Externa à Instituição - IONEIDE ALVES DE SOUZA - UFRPE
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Externa ao Programa - 2141254 - ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Presidente - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 11:05
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app21_Prod.sigaa15