Banca de DEFESA: Wesley Torres Pinheiro Sampaio

DISCENTE : Wesley Torres Pinheiro Sampaio
DATA : 10/01/2023
LOCAL: Plataforma Teams

O novo já nasce velho! A Geografia Escolar do Novo Ensino Médio no território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal

Geografia escolar. Novo Ensino Médio. Território de Exclusão

: A presente dissertação objetiva problematizar a Geografia escolar do Novo Ensino Médio tomando como recorte o território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal. O Novo Ensino Médio (NEM) é proposto no contexto do governo pós-golpe que instituiu o impeachment da então presidenta, em 2016. A política econômica alinhada à lógica neoliberal é utilizada como recorte e contexto territorial e espacial para consolidação do NEM. A pesquisa e problematização da reforma educacional se fazem fundamentais, na medida em que as críticas e as dinâmicas encontradas nos ambientes escolares são grandes desafios para os envolvidos. Utilizando o contexto espacial de um território de exclusão, Ceilândia, no Distrito Federal, é abordado como a dinâmica territorial configura a oferta e as nuances do Ensino Médio nesta localidade. É realizado um resgate histórico de consolidação deste território bem como a oferta do Ensino Médio em sua rede de ensino. Posteriormente, busca-se compreender as dinâmicas e os agentes das reformas educacionais do ensino médio, tomando como reforma inicial a proposta de Francisco Campos (1931), passando por todas as mudanças ocorridas até o Novo Ensino Médio (2017). Por fim, é realizada coleta de dados, por meio de entrevistas narrativas e observações diretas em unidade de ensino médio da rede pública de ensino de Ceilândia. A coleta de dados foi confrontada com os levantamentos sobre reformas e o território de exclusão, tanto para apontar como estava prevista a reforma, como está sendo implementada e como virá a ser a consolidada. A análise do ensino de Geografia, bem como das ciências humanas, é realizada a partir da bibliografia sobre a temática e a realidade descrita pelos professores de Geografia e coordenação pedagógica. Esta dissertação também fomenta um registro histórico e análise espacial do processo de implementação do Novo Ensino Médio no território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal.

Externa à Instituição - EDILENE AMERICO SILVA - IFB
Presidente - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Externa ao Programa - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Interna - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA