Banca de DEFESA: Bruna Barbosa de Lucena

DISCENTE : Bruna Barbosa de Lucena
DATA : 13/01/2023
LOCAL: Plataforma Teams

A valorização e o uso do lugar: o ensino de Geografia no cotidiano dos estudantes da periferia do Sol Nascente, Distrito Federal.

Periferia. Lugar. Ensino de Geografia

A presente dissertação visa problematizar a Geografia escolar e o Ensino de Geografia regiões periférias, tomando como recorte uma periferia recém consolidada do Distrito Federal, o Sol Nascente. O Ensino de Geografia e a Geografia escolar vêm de um contexto posterior a consolidação dessa enquanto ferramenta estratégica de Estado. Ao longo de muitos anos o Ensino de Geografia se deu de forma a escamotear a sua importância, se consolidando como uma disciplina que prezava por decoração de conteúdos sobre lugares distantes ou baseado em decoração de aspectos naturais de um determinado território sem reflexão alguma sobre as ações intencionais dos seres que configuras o espaço, os seres humanos. Nos novos manuais, normativas e currículos da educação básica a Geografia já aparece com uma nova roupagem, mais crítica, dando enfoque na produção espacial e nas relações que os seres humanos estabelecem com os territórios. Contudo, o lugar, categoria das relações sensoriais e afetivas com o espaço, e espaço de vivência dos estudantes, não é abordado como forma de aproximá-los dos conteúdos, fazendo com que a Geografia siga com o caráter descritivista e decorativo, na percepção dos estudantes, como em outras épocas. O recorte da periferia se dá em razão de uma percepção da pesquisadora de que nesse lugar as aulas de Geografia pareciam cada vez mais sem sentido e afastada da realidade do estudante. A pesquisa e problematização desse fato se fizeram necessárias para compreender como se dá a relação do sujeito estudante de uma periferia com o lugar e como as aulas podem ser instrumentos emancipadores da realidade sócioespacial excludente que gera a periferia. Foram feitas análises sobre os objetivos do Ensino de Geografia na BNCC e no Currículo em Movimento do Distrito Federal, bem como entrevistas com professores e profissionais do corpo gestor e pedagógico de duas escolas que atendem aos estudantes do Sol Nascente com o intuito de avaliar como se davam a percepção do lugar periferia entre os estudantes, como os conteúdos eram aproximados para terem significado naquele contexto e como a reflexão sobre o lugar como início e fim do processo de ensino e aprendizagem em Geografia podem se tornar, não só um instrumento para tornar as aulas mais interessantes, mas também um instrumento para modificar as estruturas que configuram e excluem a periferia.

Presidente - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Interna - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2879082 - RONI IVAN ROCHA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - EDILENE AMERICO SILVA - IFB