Banca de QUALIFICAÇÃO: Maria Jozeane Nogueira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maria Jozeane Nogueira
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Plataforma Teams

A produção do espaço urbano na cidade de Palmas, TO: os desafios da Habitação de Interesse Social do Programa Meu Teto.

Produção do espaço urbano. Habitação de Interesse Social. Palmas -TO. Programa Meu Teto. Conjuntos habitacionais Copa Caba, Leblon e Ipanema.

O tema dessa pesquisa é a produção do espaço urbano na cidade de Palmas, TO: os desafios da Habitação de Interesse Social do Programa Meu Teto. A escolha pela temática em questão se deu pela necessidade de se pensar o direito à moradia é a “unidade habitacional completa, inserida num ambiente dotado de serviços e equipamentos públicos que proporcionem a inclusão social da comunidade da cidade de Palmas ao espaço da cidade formal. Justifica-se como temática relevante para os estudos acadêmicos, uma vez que analisa como acontece a produção do espaço urbano em Palmas e a dimensão sócioterritorial das políticas públicas para Habitação de Interesse Social dessa cidade, bem como compreender as relações que nela se dão provocando desigualdades sociais. Assim, este trabalho tem como objetivo principal compreender o processo de produção do espaço urbano e a implantação das políticas públicas para moradia de Interesse Social na cidade de Palmas – TO para examinar a implantação da política pública para Habitação de Interesse Social do programa MEU TETO. Trata-se de um programa de Habitação de Interesse Social implantado no ano 2007 pela prefeitura municipal de Palmas em parceria com o governo Federal, financiado com recursos do PAC, dividido em 10 (dez) metas, que visava atender 1001 famílias, em situação socioeconômica vulnerável. Com recorte espacial para os conjuntos habitacionais Copa Cabana, Leblon, e Barra da Tijuca, localizados na Área Residencial Sudeste – ARSE, nas quadras 131, 132 na região Sul do Plano Diretor de Palmas. A forma de produção capitalista das cidades e o processo de produção social do espaço urbano fragmentado torna-se decorrente das transformações espaciais advindas da acumulação de produção. A cidade de Palmas foi a última cidade planejada no século XX, apesar de sua juventude apresenta os velhos problemas de moradia das cidades anteriores a ela, necessitando de moradia para todas as classes sociais bem como avançar na política de moradia social.

Presidente - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Interno - 1336810 - JOSE SOBREIRO FILHO
Externo à Instituição - ELIZEU RIBEIRO LIRA - UFT
Externa à Instituição - EDILENE AMERICO SILVA - IFB