Banca de QUALIFICAÇÃO: Fabrício Silva Ribeiro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Fabrício Silva Ribeiro
DATA : 10/04/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Interações Espaciais na Rede do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais: Particularidades Regionais e suas Diferenças

IFNMG – Política Pública – Interações Espaciais – Rede Urbana – Educação – Região

Um dos elementos principais na oferta de serviços essenciais a sociedade é a educação. Nesse contexto, em razão dos avanços a inovação tecnológica, incentivo à pesquisa e valorização a educação, destaca-se as políticas de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica privilegiando o planejamento educacional para os espaços rural e urbano, de forma igualitária, mesmo que ainda inicial, no interior do país. Desta forma, podemos inferir que o IFNMG, é uma ação de política pública em sua região de influência. Numa vasta área territorial considerada no discurso uma região “pobre” do estado de Minas Gerais, pode-se questionar, refletir e analisar quais os reais motivos e condições que foram escolhidos para a instalação das unidades de ensino nos municípios que integram a região de influência do IFNMG. Esta tese engloba a área em estudo numa visão, que atesta a essencialidade da rede de cidades em que proporciona o processo de desenvolvimento da região; e as regiões de influência do IFNMG têm na sua rede urbana a partir das particularidades e entre as suas interações espaciais, com um número reduzido de cidades de hierarquias intermediárias e imediatas, retoricamente, um fator e um fato de suas inconsistências ao desenvolvimento. Em outras palavras, ao mesmo tempo em que as carências existentes na rede urbana expõem os problemas regionais em termos de desenvolvimento, assim, podem ser uma das causas. O objetivo geral deste trabalho pretende analisar as interações espaciais da rede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais por meio da implantação dos seus campi e as lógicas de centralização em suas regiões de influência, como uma forma de política de diminuição das desigualdades regionais e desenvolvimento de regiões pobres. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos na busca de alcançar os objetivos traçados perpassam pela constituição de uma fundamentação teórica, pelo levantamento e análise de documentos e dados secundários e pela realização de trabalhos de campo, com diversas intenções, entre elas, a efetuação de entrevistas. Nesse intuito, portanto, entender a rede de cidades da região de influência do IFNMG a partir de suas particularidades e/ou diferenças, para se pensar, por exemplo, na escolha e oferta de cursos FIC, educação profissional técnica e tecnológica de nível médio, ensino superior e de pós-graduação; e a destinação de serviços públicos de saúde entre outros; fora de suas potencialidades regionais, pode-se sob a pena de não atender os objetivos, anseios e a expectativa da comunidade. Nesta perspectiva, é que se propõe a importância deste trabalho, ao contribuir para se refletir e repensar a rede urbana das Regiões Geográficas Intermediárias mais negligenciadas do estado de Minas Gerais.

Externa à Instituição - EDILENE AMERICO SILVA - IFB
Presidente - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Interna - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA