Banca de DEFESA: Jayro Santos de Lana

DISCENTE : Jayro Santos de Lana
DATA : 21/03/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Percepção ambiental da comunidade rural do CAUB 1e os impactos ambientais na Área de Relevante Interesse Ecológico Granja do Ipê/DF.

percepção-ambiental-impacto-rural-educação

O meio ambiente é palco de discussões em diferentes cenários pelo mundo, tais como de caráter: político, cultural e ambiental, por isso, observa-se a importância da sua preservação, assim como o uso consciente dos seus recursos naturais. É no meio rural que a relação homem-ambiente se dá de modo mais direto, assim, justifica-se a necessidade do estudo perceptivo com esses grupos rurais. Acredita-se que o conhecimento da percepção, da valoração e da conduta desses sujeitos poderá contribuir para a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais nestas porções do espaço geográfico. Ao observar-se o cenário de degradação da ARIE Granja do Ipê, que tem como principal agente modificador a comunidade do CAUB 1, o trabalho busca compreender a relação e a percepção da população dessa área com o local, anteriormente, mencionado, assim como a má utilização de seus recursos pode ocasionar impactos ambientais nessa região. Diante desta problemática apresentada, tem-se como objetivo geral, analisar a partir da percepção da comunidade do CAUB 1, a luz da opinião de seus moradores sobre os impactos ambientais causados na Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê. Sendo assim, para identificar a percepção ambiental dos moradores, aplicou-se um questionário de forma curta, e também um online, a técnica Snowball ou snowball sampling (bola de neve), que consiste em um compartilhamento do questionário entre o entrevistado e pessoas próximas a ele. Portanto, com os resultados obtidos por meio do questionário, foi possível verificar os principais problemas encontrados na região e compreender a visão ambiental e a opinião dos moradores do CAUB 1 sobre a área de estudo.

Externa à Instituição - Marcileia Oliveira Bispo - UFT
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Interna - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Externo à Instituição - VENÍCIUS JUVÊNCIO DE MIRANDA MENDES - UNIPROJEÇÃO