Banca de DEFESA: Iara Piovezana Salgado

DISCENTE : Iara Piovezana Salgado
DATA : 24/04/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Problematizando a consistência epistemológica na formação inicial: a concepção de estudantes de licenciatura em geografia sobre natureza da ciência.

Ensino de natureza da ciência; ensino de geografia; formação de professores

A presente dissertação tem como objetivo central traçar articulações entre o campo da “Natureza da Ciência” (NdC), temática muito presente em pesquisas sobre ensino de ciências naturais, e o campo do Ensino de Geografia (EG) – a fim de compreender de que maneira aquele pode contribuir para reflexões disciplinares na Geografia, com foco na formação inicial de professores. A pergunta que nos moveu foi: Que aportes as discussões epistemológicas desenvolvidas na área de Ensino de Ciências podem trazer para a formação inicial de professores de Geografia? Para isso, primeiramente, apresentamos o panorama da área que trata de NdC. Em um segundo momento, caracterizamos as pesquisas em EG, buscando encontrar entre elas abordagens potenciais ou latentes sobre NdC, e pontuando aquelas que fazem uma interface mais clara com a epistemologia. Uma terceira etapa previu a exposição dos resultados da aplicação de um questionário pelo qual buscávamos entender quais são as concepções de Ciência e de Geografia de estudantes ingressantes na Licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília, e matriculados na disciplina de “Introdução à Ciência Geográfica” (ICG). A aplicação do questionário foi realizada no início de cinco semestres consecutivos, entre os anos de 2021 e 2022, e computou respostas de 48 participantes, as quais foram avaliadas aplicando uma análise textual discursiva. A partir da convergência entre aqueles dados teóricos e esse pequeno mostruário empírico, concluímos apontando as possíveis articulações entre os dois campos (NdC-EG), entendendo que há ganhos substanciais se elas forem exploradas na formação inicial de professores. A característica de ser uma ciência espacial torna a Geografia um objeto rico para aplicar análises epistemológicas já consagradas; logo, pensamos que esse gênero de articulação tende a promover uma maior consistência teórico-filosófica na formação de futuros professores de ciência geográfica.

Presidente - 1649624 - DANTE FLAVIO DA COSTA REIS JUNIOR
Externo à Instituição - DENIS RICHTER - UFG
Externo à Instituição - GILVAN CHARLES CERQUEIRA DE ARAUJO - UCB
Externa à Instituição - POLIANA FLÁVIA MAIA - UFV