Banca de QUALIFICAÇÃO: Alessandro de Oliveira Neiva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alessandro de Oliveira Neiva
DATA : 26/04/2023
LOCAL: Teams

Estados e Municípios e a Aplicação da Nova Metodologia de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Unidade de conservação. Plano de manejo. Planejamento.

Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a elaboração dos planos de manejo em áreas naturais protegidas no Brasil. É avaliada a aplicabilidade da nova metodologia adotada e implementada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), baseada no modelo Foundation Document, método utilizado pelo serviço de parques estadunidenses para elaboração de planos de manejo. Embora o método tenha passado por testes experimentais em unidades de conservação do ICMBio, o órgão gestor federal, o mesmo não ocorreu em unidades de conservação estaduais e municipais. A metodologia tem demonstrado a diminuição da burocracia e dos custos de elaboração dos planos de manejo, na esfera federal. Em estados e municípios, a realidade é outra. Sem expertise e treinamento necessário para a aplicabilidade da metodologia, estados e municípios se perdem no processo de escrita de seus termos de referência. Metodologias diferentes tem sido licitada e o que deveria ser menos burocrático e de menor custo, tem mantido as premissas de antes, travestidas de nova abordagem metodológica.

Presidente - 2479942 - VALDIR ADILSON STEINKE
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Interna - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Externo à Instituição - VENÍCIUS JUVÊNCIO DE MIRANDA MENDES - UNIPROJEÇÃO