Banca de QUALIFICAÇÃO: Claúdia Lins Lima

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Claúdia Lins Lima
DATA : 26/05/2023
LOCAL: Universidade de Brasília

Diálogos territoriais: a política nacional de resíduos sólidos sob a perspectiva do espaço total

espaço total - território - resíduos sólidos - políticas públicas espaciais

Passados mais de 10 anos da promulgação da Política Nacional de Resíduos (PNRS - Lei 2305/2010), o fechamento dos lixões e a implantação de aterros sanitários com coleta seletiva e compostagem tem avançado lentamente. Esse projeto de tese intenta analisar dados relacionados aos critérios de prorrogação de prazos da PNRS, além de analisar dados relacionados à indicadores socioeconômicos e ambientais que podem influenciar a implementação da PNRS. Para isso, a pesquisa irá utilizar a base de dados da Confederação Nacional de Municípios sobre a disposição final de resíduos sólidos para correlacionar com bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, assim como a correlação com o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS – IPEA, 2015). Como resultado, espera-se ser possível evidenciar que a PNRS é uma política pública espacial e que a discussão sobre os possíveis caminhos para impulsionar a implementação da lei deve partir da teoria do espaço total.

Presidente - 404952 - NEIO LUCIO DE OLIVEIRA CAMPOS
Interna - 093.185.937-91 - MARILIA STEINBERGER - NÃO INFORMADO
Externa à Instituição - GINA RIZPAH BESSEN - USP
Externo à Instituição - ALDO ALOÍSIO DANTAS DA SILVA - UFRN