Banca de DEFESA: Neandher da Silva Pacifico Galvao

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Neandher da Silva Pacifico Galvao
DATA : 28/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

 

 

O conceito de “estilo” na epistemologia contemporânea e seu potencial para estudos de história do pensamento geográfico


PALAVRAS-CHAVES:

 

epistemologia contemporânea; estilo de pensamento; estilo de raciocínio; história do pensamento geográfico; geografia brasileira.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

 

O estudo desenvolvido tem como objetivo apresentar as contribuições de um conjunto de autores em Epistemologia e Filosofia da Ciência, destacando suas produções como possíveis recursos para aprofundar estudos desse cunho na Geografia. Com base nessa rede de autores – composta por Ludwik Fleck, Ian Hacking, Ronald J. Johnston, Peter Galison, Lorraine Daston, Otávio Bueno, Luca Sciortino e Terry Eagleton – foi construído um instrumento analítico para avaliar a diversidade de abordagens na Geografia. Os fios condutores na produção dessa ferramenta foram o “Estilo de Pensamento” e o “Estilo de Raciocínio”, conceitos de Fleck e Hacking, respectivamente. Eles fundamentaram nossa identificação de “Estilos” na Geografia, mas com o auxílio complementar de algumas ideias capturadas em Johnston, Galison, Daston, Bueno, Sciortino e Eagleton. Essa etapa preliminar buscou definir Estilo mais sistematicamente – sendo que a base bibliográfica colaborou a elabora-lo em dois aspectos: um estrutural e outro contextual. O primeiro compreenderia Epistemologia, Ontologia e Metodologia, assim como os Conceitos Organizadores que regeriam a prática científica. Concomitantemente, o aspecto contextual compreenderia a Circunstância Histórica e a Ideologia, que também dariam substrato a cada Estilo. Em uma segunda etapa, que teve um caráter de “teste-piloto”, o modelo proposto de Estilo é aplicado à análise de oito artigos: quatro circunscritos à corrente geográfica chamada Teorético-Quantitativa e mais quatro pertencentes à Crítico-Radical. Dentro de cada quarteto de artigos, dois foram de cunho teórico-reflexivo e os outros de dimensão mais aplicada. A conclusão do estudo é que o conceito de Estilo detém boa potencialidade para viabilizar exercícios analíticos de contraste entre correntes de pensamento na ciência geográfica. Apesar do exame ter se baseado em uma amostra bibliográfica pequena, entende-se que o teste demonstrou que a ferramenta é especialmente vantajosa por contemplar os aspectos lógicos e sociológicos da prática científica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1649624 - DANTE FLAVIO DA COSTA REIS JUNIOR
Externo à Instituição - FLAMARION DUTRA ALVES - UNIFAL-MG
Interna - 3225461 - GLORIA MARIA VARGAS LOPEZ DE MESA
Externo à Instituição - MAURO LUCIO LEITAO CONDE - UFMG
Notícia cadastrada em: 28/05/2023 16:31
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app13_Prod.sigaa07