Banca de QUALIFICAÇÃO: Rosana Soares de Lacerda

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rosana Soares de Lacerda
DATA : 18/07/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Lugar da Geografia no Novo Ensino Médio: análise sobre o conhecimento geográfico prescrito e materializado

Novo Ensino Médio. Currículo. Representação Social. Conhecimentos geográficos. Ensino de Geografia.

A implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, trouxe mudanças para o Ensino Médio com a proposta de flexibilização do seu currículo, instituída pela lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Assim, esta pesquisa se torna importante porque trará respostas sobre os conhecimentos geográficos selecionados para o currículo essa etapa de ensino do estado do Piauí; bem como, a forma que os professores lidam com esse material, percebem e ensinam os conteúdos propostos. Com isso, saber-se-á como esse processo e o ensino de Geografia se materializarão durante os três primeiros anos de implementação gradual, de 2022 a 2024. Nessa conjuntura, com a proposição do ensino interdisciplinar e organização por área de conhecimento, que agrupa as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, surge o seguinte questionamento: Qual o lugar da Geografia no Novo Ensino Médio – NEM? Sobre isso, levantou-se algumas hipóteses: a organização do currículo do NEM que suprime a Geografia na área de conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas leva a perda de espaço da disciplina, colocando-a em um lugar subalterno; a organização do currículo do NEM esvazia o conhecimento geográfico materializado, visto que as concepções teórico-metodológicas da formação dos professores de Geografia que atuam nos espaços escolares não são condizentes com o modelo de ensino proposto; a organização do currículo do NEM é um fator que dificulta a prática dos profissionais diante da mediação dos conteúdos relacionados à disciplina escolar Geografia; e por último, fragiliza a formação integral dos jovens escolares, uma vez que a perspectiva que se pretende integral, resume-se na ampliação do tempo de permanência na escola. Diante disso, elencou-se como objetivo geral: realizar uma análise crítica sobre o NEM a partir da identificação do lugar da Geografia no currículo e na Representação Social dos professores de Geografia do Ensino Médio, atuantes nas escolas públicas estaduais jurisdicionadas à 13ª Gerência Regional de Educação – 13ª GRE, da Secretaria de Estado do Piauí – SEDUC/PI, e da forma que percebem, se relacionam e aplicam o conhecimento geográfico do currículo diante da mudança na etapa de escolarização. E como objetivos específicos: identificar como a Geografia/conhecimento geográfico se materializa no currículo do Ensino Médio do estado do Piauí; entender como e em que medida o currículo orienta a prática do professor de Geografia das escolas jurisdicionadas à 13ª GRE; conhecer a Representação Social desses professores sobre a Geografia; verificar como o conhecimento geográfico no contexto do NEM se materializa na prática desses professores. Metodologicamente, embasou-se em, Moscovici (2012), Massey (2017), Sacristán, (2013); Goodson (2007; 1997); Pezzato (2018), Motta e Frigotto (2017), entre outros. Para o empírico, utilizar-se-á, análise documental, grupo focal, entrevistas e questionários com os professores. Mediante ao exposto, com os resultados parciais obtidos a partir dos questionários pré-teste, identifica-se que os professores, além de estarem lotados com disciplinas diferentes de sua formação, também encontram dificuldades em lidar com a nova proposta e de identificarem e aplicarem os conteúdos geográficos, a partir do currículo e dos materiais didáticos.

Interna - 447351 - CRISTINA MARIA COSTA LEITE
Presidente - 001.800.769-49 - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB
Externo à Instituição - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO - UFPI
Externa à Instituição - REGINA DE SOUZA MANICOBA - UNICEUB