Banca de DEFESA: Gabriella Emilly Pessoa Nunes Martins

DISCENTE : Gabriella Emilly Pessoa Nunes Martins
DATA : 18/07/2023
LOCAL: Teams

A Relevância dos Nevados da América do Sul para o Geopatrimônio.

Os Andes; cordilheira; geodiversidade; geossistema; geobiodiversidade.

Geopatrimônio é um conceito crucial para preservar formas de relevo e elementos abióticos excepcionais. A água, entre outros elementos, desempenha um papel significativo para o Geopatrimônio, pois é um elemento transformador da paisagem e essencial para a vida na Terra. Considerando a importância da água, esta pesquisa apresenta um geosítio para o Geopatrimônio inovador: os Nevados. Localizados em picos de montanhas, os Nevados consistem em gelo e neve que fornecem água rio à jusante durante a temporada de derretimento e servem como divisores e conectores de bacias hidrográficas. Devido à sua relevância e vulnerabilidade, eles representam importantes geossítios para o Geopatrimônio. Os Nevados da América do Sul foram avaliados usando variáveis com correlações estatísticas geoespaciais e ferramentas de geoprocessamento, resultando na determinação de quais Nevados devem ser priorizados para o Geopatrimônio. O Randolph Glacier Inventory foi usado para determinar a localização dos Nevados. Após a coleta de dados, as informações foram divididas em três grupos de variáveis para análise estatística e interpretação dos resultados: o primeiro grupo está relacionado a elementos geológicos, o segundo a elementos geomorfológicos e o terceiro a variáveis ambientais. Após o agrupamento dessas características, uma correlação estatística geoespacial foi realizada usando o índice de Moran por meio de uma matriz de análise. Isso mostrou que os Nevados em latitudes mais baixas possuem o maior valor de prioridade para o Geopatrimônio, enquanto aqueles em latitudes maiores, os do Sul, possuem um valor de prioridade mais baixo. Esses resultados sugerem que os Nevados devem ser incluídos nos esforços de Geopatrimônio e geoconservação.

Presidente - 2479942 - VALDIR ADILSON STEINKE
Interna - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Externo à Instituição - LEANDRO RAUL DIAZ
Externo à Instituição - ANTÓNIO AVELINO BATISTA VIEIRA - UMinho