Banca de DEFESA: Miguel Angel Vallejo Rojas

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Miguel Angel Vallejo Rojas
DATA : 19/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

Revitalização Avenida W3 Sul, Brasília. Gentrificação na Prospectiva de uma Revitalização.


PALAVRAS-CHAVES:

Gentrificação, Gentrificação política. Território gentrificado. Política pública. Revitalização. Espaço urbano degradado.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

O termo “gentrificação”, proposto pela socióloga Ruth Glass em 1964, procura analisar e explicar os condicionantes do desenvolvimento urbano dos bairros de Londres após o pós-guerra, onde a renovação urbana e a ativação econômica destes escondem o deslocamento das populações proletárias. Estabelece-se uma relação intrínseca entre renovação espacial e gentrificação, denunciando o deslocamento populacional segregador, onde o Estado de4sempenha um papel primordial no estabelecimento desses processos dentro do desenvolvimento urbano. O conceito ganha força a partir do século XXI, onde sua denúncia social ajuda a tornar visíveis os processos que o desenvolvimento urbano esconde. A partir das diversas abordagens utilizadas por alguns autores, estabelece-se uma relação entre gentrificação e políticas públicas de revitalização urbana, políticas que buscam uma renovação econômica e da paisagem de um espaço degradado, especialmente nos centros históricos, nosso contexto latino-americano. Situação de nosso estudo de caso, Avenida W3 Sul localizada no Plano Piloto da cidade de Brasília, Patrimônio Mundial da Humanidade. Avenida que atualmente está sob intervenções em sua infraestrutura, projeto que tenta recuperar o espaço que a partir do ano 2000 iniciou um processo de degradação espacial. Política pública  executada entre os anos de 2019-2021, que visa articular  uma renovação da infraestrutura e  paisagem da Avenida a favor da reativação econômica do espaço. Este estudo analisa o papel do Estado na estruturação de processos de gentrificação e a implicação de suas políticas públicas como estruturantes de uma gentrificação política em territórios latino-americanos, para a recuperação de imaginários coletivos de territórios gentrificados como lugares de coesão econômica e social.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - KARINA MONTEROS CUEVAS
Interna - ***.800.769-** - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB
Interno - 404952 - NEIO LUCIO DE OLIVEIRA CAMPOS
Externa à Instituição - REGINA DE SOUZA MANICOBA - UNICEUB
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 13:18
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app38_Prod.sigaa32