Banca de QUALIFICAÇÃO: Ingred Fernandes de Andrade Alencar

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ingred Fernandes de Andrade Alencar
DATA : 21/08/2023
LOCAL: Brasília - DF

O desenvolvimento do raciocínio geográfico nos livros didáticos do 9º. Ano do ensino fundamental

Geografia Escolar, Raciocínio Geográfico, Pensamento espacial, Cartografia Escolar

O objetivo desse estudo é analisar a eficácia da cartografia para a mobilização do raciocínio geográfico desenvolvido a partir dos livros didáticos de Geografia do 9° ano do Ensino de Fundamental. A justificativa para essa análise é reconhecer a necessidade de um livro didático que contribua para o desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, auxiliando o professor a propor estratégias e caminhos para a emancipação do pensamento dos estudantes. Parte-se do pressuposto que os livros didáticos, mesmo na era da internet, ainda são a principal fonte bibliográfica dos estudantes e, por isso, a pesquisa ambiciona contribuir para o Ensino de Geografia, com olhar atencioso, junto ao rigor científico, entender o processo de mobilização do raciocínio geográfico a fim de contribuir para a cidadania e o pensamento crítico. Dessa forma, considerando essas questões e o objetivo proposto, procura-se desenvolver esta pesquisa por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, pela abordagem qualitativa. A fundamentação teórica procura respaldar a discussão acerca da cartografia presente nos livros didáticos como instrumento fundamental para alcançar o raciocínio geográfico. Para tal fim, os pressupostos teóricos abarcam a Geografia Escolar, o pensamento espacial e o geográfico, o desenvolvimento do raciocínio geográfico e a cartografia escolar. A pesquisa documental será realizada na Base Nacional Curricular Comum com o intuito de identificar as orientações para o trabalho com a linguagem cartográfica nos livros didáticos selecionados do 9º ano do Ensino Fundamental, juntamente com análise das orientações metodológicas proposta pelos autores dos livros didáticos de forma que os estudantes alcancem o raciocínio geográfico. Por último, espera-se que a pesquisa evidencie as orientações propostas estejam de acordo com a BNCC, analisando potencialidades e limitações, e que estas consigam alcançar a mobilização do raciocínio geográfico.

Presidente - ***.816.905-** - RAFAEL SANZIO ARAUJO DOS ANJOS - USP
Interna - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Externo à Instituição - CLEISON LEITE FERREIRA - SEEDF
Externa à Instituição - REGINA DE SOUZA MANICOBA - CEUB