Banca de QUALIFICAÇÃO: Vinicius Batista Pinheiro Marques

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Vinicius Batista Pinheiro Marques
DATA : 09/08/2023
LOCAL: Videoconferência

Uma Escola do Campo Devorada pela Cidade: um dos impactos do crescimento urbano irregular da Ponte Alta Norte - Gama/DF.

Geografia Crítica; Educação do Campo; crescimento urbano irregular; Ponte Alta Norte/Gama; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

O objetivo desta pesquisa qualitativa é analisar correlações entre o crescimento urbano desordenado e o trabalho pedagógico de educadores em uma Escola do Campo. A escola é o Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte, localizado na Região Administrativa do Gama, Distrito Federal, Brasil. Desde a inauguração de Brasília, em 1960, a pressão por moradia exigiu do poder público a gestão do crescimento urbano. Para isso, foram criadas Regiões Administrativas apartadas da centralidade de Brasília para a habitação das classes populares, no modelo de polinucleamento. Contudo, a partir dos anos 1990, multiplicaram parcelamentos irregulares de imóveis rurais para a criação de condomínios horizontais urbanos, resultando impactos socioambientais relevantes. Os educadores dos Anos Finais da escola relatam que a multiplicação de condomínios alterou o perfil sociocultural da comunidade escolar. Isso estimula nos profissionais reflexões e questionamentos sobre a necessidade de mudanças pedagógicas. Para a análise, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica em Geografia Crítica sobre os conceitos de produção do espaço e território para compreender o fenômeno dos parcelamentos irregulares na Ponte Alta Norte. Haverá pesquisa bibliográfica sobre os diálogos entre o Projeto Político Pedagógico da escola e a modalidade Educação do Campo. Será realizada análise multitemporal de 3 imagens orbitais (GOULART, ANJOS, 2016) do crescimento urbano da área de estudo, nos anos de 1994, 2007 e 2023, utilizando o software QGIS. Para analisar a conexão entre o crescimento urbano e a organização do trabalho pedagógico, será realizada análise de conteúdo (BARDIN, 2011), mediante grupo focal com professores e gestores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados têm potencial para contribuir com a comunidade escolar na compreensão das dinâmicas socioespaciais. Naturalmente, os dados empíricos podem mostrar outras questões, que serão examinadas em trabalhos posteriores.

Presidente - 447351 - CRISTINA MARIA COSTA LEITE
Interna - ***.800.769-** - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB
Externa ao Programa - 2107423 - ELIENE NOVAES ROCHA - UnBExterno ao Programa - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES - UnB
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 12:19