AS MUDANÇAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS OCORRIDAS NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE GOIÁS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA BNCC
BNCC; Currículo de Goiás; Ensino Fundamental; Geografia.
Em 2017, com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, as Unidades Federativas iniciaram a reformulação dos seus currículos educacionais com base nos objetivos, habilidades e competências deste novo referencial curricular. Neste contexto, o estado de Goiás que, até então, possuía o Currículo Referência para essa rede, desde 2012, o substituiu pelo Documento Curricular para Goiás (DC-GO), construído de acordo com os direcionamentos da BNCC, reformulando o currículo de Geografia para toda a Educação Básica. Considerando este contexto de reformas curriculares, a pesquisa proposta busca compreender as mudanças teórico-metodológicas ocorridas no currículo referência de Goiás, para o ensino de Geografia no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir das orientações da BNCC. A definição deste objeto se justifica, primeiramente, pela inquietação em identificar em que medida as novas proposições repercutiram no currículo de Geografia e em segundo pela percepção, enquanto professor desta disciplina, de algumas perdas teóricas e metodológicas, dificultando o trabalho docente e a aprendizagem dos estudantes. Em termos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como documental e qualitativa, com análises na BNCC, no Currículo Referência de Goiás, de 2012, e no atual Documento Currículo deste estado.