Banca de DEFESA: Leonardo Ferreira Farias da Cunha

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Leonardo Ferreira Farias da Cunha
DATA : 29/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

 

A RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; raciocínio geográfico; componentes físico-naturais; BNCC; Novo Ensino Médio.


PÁGINAS: 257
RESUMO:

 

A Educação Básica lida atualmente com as implicações da instauração de marcos legais e políticas públicas educacionais. Destaca-se a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a instituição Novo Ensino Médio (NEM) decorrente da promulgação da lei 13.415/17 que alterou a estrutura dessa etapa da Educação Básica. Neste sentido, essa pesquisa se enquadra num esforço de reflexão sobre aspectos que estão presentes na BNCC quanto à Geografia, especialmente na versão do Ensino Fundamental, e que devem ser observados e aprofundados no Ensino Médio. Tais aspectos representam avanços para a educação geográfica e podem fazer diferença nas práticas pedagógicas. Destes avanços, o raciocínio geográfico é o principal e representa uma forma particular da Geografia compreender a realidade, tentamos relacioná-lo ao Conhecimento pedagógico do Conteúdo ou Pedagogical Content Knowledge – PCK. Dessa maneira, tendo como horizonte as transformações no cenário educacional e os desafios para o Ensino de Geografia. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar se nas estratégias de professores de Geografia do Ensino Médio quando consideram os componentes físico-naturais do espaço geográfico, há elementos do PCK e do Raciocínio Geográfico. Por meio de uma abordagem qualitativa e usando como instrumentos de produção de dados empíricos, entrevistas semiestruturadas e observação de aula,s os achados foram analisados tendo em vista um referencial teórico organizado a partir de revisão bibliográfica e análise documental. Dessa forma, encontrou-se abordagens que consideram conhecimentos formadores do PCK e do raciocínio geográfico, entretanto, não há uma compreensão sistemática desses termos e nem uma organização deliberada dessas práticas docentes no sentido de formar um Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, o que fomentaria inevitavelmente em Geografia, raciocínios que poderiam ser considerados geográficos. Essas ausências ou lacunas têm relação com os processos formativos, com as práticas vigentes e até com alguns materiais didáticos usados pelos sujeitos participantes da pesquisa em suas trajetórias profissionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIANA MARTA BARBOSA DE MORAIS - UFG
Externa à Instituição - ADRIANA OLÍVIA ALVES - UFG
Presidente - 447351 - CRISTINA MARIA COSTA LEITE
Interno - 404952 - NEIO LUCIO DE OLIVEIRA CAMPOS
Externa à Instituição - SONIA MARIA VANZELLA CASTELLAR - USP
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 08:09
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