A RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; raciocínio geográfico; componentes físico-naturais; BNCC; Novo Ensino Médio.
A Educação Básica lida atualmente com as implicações da instauração de marcos legais e políticas públicas educacionais. Destaca-se a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a instituição Novo Ensino Médio (NEM) decorrente da promulgação da lei 13.415/17 que alterou a estrutura dessa etapa da Educação Básica. Neste sentido, essa pesquisa se enquadra num esforço de reflexão sobre aspectos que estão presentes na BNCC quanto à Geografia, especialmente na versão do Ensino Fundamental, e que devem ser observados e aprofundados no Ensino Médio. Tais aspectos representam avanços para a educação geográfica e podem fazer diferença nas práticas pedagógicas. Destes avanços, o raciocínio geográfico é o principal e representa uma forma particular da Geografia compreender a realidade, tentamos relacioná-lo ao Conhecimento pedagógico do Conteúdo ou Pedagogical Content Knowledge – PCK. Dessa maneira, tendo como horizonte as transformações no cenário educacional e os desafios para o Ensino de Geografia. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar se nas estratégias de professores de Geografia do Ensino Médio quando consideram os componentes físico-naturais do espaço geográfico, há elementos do PCK e do Raciocínio Geográfico. Por meio de uma abordagem qualitativa e usando como instrumentos de produção de dados empíricos, entrevistas semiestruturadas e observação de aula,s os achados foram analisados tendo em vista um referencial teórico organizado a partir de revisão bibliográfica e análise documental. Dessa forma, encontrou-se abordagens que consideram conhecimentos formadores do PCK e do raciocínio geográfico, entretanto, não há uma compreensão sistemática desses termos e nem uma organização deliberada dessas práticas docentes no sentido de formar um Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, o que fomentaria inevitavelmente em Geografia, raciocínios que poderiam ser considerados geográficos. Essas ausências ou lacunas têm relação com os processos formativos, com as práticas vigentes e até com alguns materiais didáticos usados pelos sujeitos participantes da pesquisa em suas trajetórias profissionais.