Banca de QUALIFICAÇÃO: Juanice Pereira Santos Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Juanice Pereira Santos Silva
DATA : 05/10/2023
LOCAL: PLATAFORMA TEAMS

O USO DE MODELOS DE IMPRESSÃO 3D IMPLEMENTADO COM PRÁTICA DE CAMPO VIRTUAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tecnologia de impressão 3D; Ensino de geografia; Campo virtual; Componente físico natural relevo.

A estratégia interventiva de utilização de maquete 3D de modelo topográfico em conjunto com a atividade de campo virtual tem suma importância no ensino de Geografia aplicada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Gama-DF, uma vez que o modelo topográfico permite conhecer o relevo do local estudado e possibilita ao estudante mais formas de explorar regiões de interesse, haja vista que a realização de campo virtual proporciona conhecer ferramentas de navegação interativa e geotecnologias que imergem o estudante na inovação tecnológica. A pesquisa tem como objetivo analisar a inserção do material tecnológico maquete de impressão 3D no processo de atividade prática de campo virtual no ensino do componente físico natural relevo, por meio de resolução de situação-problema, em contexto do estudo do lugar Parque Distrital Ponte Alta do Gama-DF, em escolas públicas no Gama-DF. A metodologia se fundamenta na abordagem qualitativa e na modalidade participante, com base na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo, aplicação de questionários e mediação pedagógica por meio da realização de aplicações de testes com situações-problema. Tem-se a perspectiva de apresentar estratégias metodológicas que incrementem e potencializem a prática de ensino, otimizem as ações didático-pedagógicas, que estimulem o estudante a compreender e interpretar o relevo, os conceitos geográficos e suas interações por meio de aulas de campo virtual que exploram o potencial ecológico do Parque Ecológico e Vivencial da Ponte Alta do Gama-DF (PEVPAG-DF). As áreas selecionadas para o estudo são a RA-Gama e o Parque Ecológico da Ponte Alta no Gama, localização do espaço vivido pelos estudantes participantes da pesquisa. Com isso, pretende-se contemplar o lugar de vivência dos estudantes e proporcionar a ampliação do conhecimento científico. Essas estratégias serão desenvolvidas com o professor de Geografia do Ensino Fundamental Anos Finais, impulsionando-o a utilizar a maquete 3D e o desenvolvimento de aulas de campo virtual interativa na prática pedagógica para os estudantes. Desse modo, discorre-se a análise do processo de ensino e aprendizagem de Geografia com o uso de maquete 3D da RA Gama-DF e da área do PEVPAG-DF juntamente com aulas de campo virtual, demonstrando o potencial da tecnologia de impressão 3D inserida na educação. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). E por fim, foi ofertada aos docentes uma oficina de produção de material didático com o uso de impressão de tecnologia 3D e geotecnologias.

Presidente - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Interna - ***.800.769-** - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Externa ao Programa - ***.880.065-** - GICÉLIA MENDES DA SILVA - UFS