Banca de QUALIFICAÇÃO: Mateus Jesus Nunes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mateus Jesus Nunes
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Online

A Espacialidade da População afro-brasileira na periferia urbana de Brasília: Uma análise geográfica a partir dos dados de censo do IBGE em 2010 e 2022 em Municípios Selecionados no Entorno do DF e em 2 regiões administrativas do DF

Território, Espaço, Município, Região Metropolitana, Metropolização, População Afro – Brasileira, Cartografia, Censo

Brasília, ao longo de sua construção e consolidação como capital da república, vive um processo de metropolização importante, em razão de seu crescimento populacional e da urbanização intensa e dispersa. A região do Entorno do Distrito Federal, têm sido uma grande receptora do contingente populacional que é deslocada de dentro dos limites do quadrilátero, sobretudo em razão da renda e dos valores dos imóveis presentes no DF e que são mais baixos e acessíveis nos municípios do seu entorno, pertencentes ao Estado de Goiás. Estes municípios goianos tiveram seu crescimento e desenvolvimento impulsionados pela construção de Brasília, e sofreram grandes alterações em suas configurações territoriais, mas sem a mesma capacidade institucional de planejamento e ordenamento que o Distrito Federal possui, em razão da economia dependente de Brasília e pouco desenvolvida dentro dos limites municipais. O Distrito Federal, ao abrigar Brasília, capital do Brasil, detém amplas responsabilidades políticas no fornecimento de uma estrutura que mantenha Brasília, como a capital administrativa nacional, tendo recursos extraordinários para a criação e execução de políticas públicas, em função de sua baixa diversidade econômica .Dentre elas a gestão deste território, o que justifica a amplitude de dispositivos legais e técnicos para o auxílio à gestão , como o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF, A Lei de Uso e Ocupação do Solo, entre outros dispositivos legais. Os municípios goianos escolhidos, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental, que tiveram um expressivo aumento de população entre 2010 e 2022, mantém fortes relações com Brasília, mas não dispõem dos mesmos recursos técnicos para a elaboração e acompanhamento de normas, e capacidades atenuadas na organização de seus territórios, carência de dispositivos legais territoriais que tenham efetividade, resultando em uma gestão precária da urbanização e de outros fenômenos espaciais nos municípios. A população destes municípios, em especial a de origem afro-brasileira, inserida nos problemas sociais ocasionados por esta iniquidade entre DF e municípios do entorno, sofre com as consequências da desigualdade na distribuição da renda e da oferta de infraestrutura. Busca - se por meio da análise de dados da operação censitária realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nos anos de 2010 e 2022, observar a evolução da espacialidade da população afro brasileira nestes 2 municípios e em 2 regiões administrativas do DF, Gama e Santa Maria, estabelecer comparações e parâmetros e sua situação espacial nestes territórios, por meio da cartografia e análise geográfica.

Externo à Instituição - CLEISON LEITE FERREIRA - SEEDF
Interno - 404952 - NEIO LUCIO DE OLIVEIRA CAMPOS
Presidente - ***.816.905-** - RAFAEL SANZIO ARAUJO DOS ANJOS - UnB
Interno - 2479942 - VALDIR ADILSON STEINKE