Banca de DEFESA: Jaqueline Pereira Evangelista

DISCENTE : Jaqueline Pereira Evangelista
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Remoto

A Gestão Organizacional e Administrativa da Universidade Estadual de Goiás: Contribuições e Limitações para o Campus Nordeste – Formosa

Gestão; Universidade Estadual de Goiás; Campus Nordeste; Reforma Administrativa.

A gestão no ambiente Universitário é marcada por desafios, os quais devem ser superados, com o intuito de obter uma Educação de qualidade. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar as contribuições e limitações da gestão organizacional e administrativa da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Nordeste, sede: Formosa – Goiás, no contexto na Reforma Administrativa Lei nº 20.748. A escolha do tema, justifica-se, além da sua importância, pela necessidade de pesquisas que agregue novas informações ao banco de dados de estudos sobre a gestão universitária da UEG. Na prática, espera-se que a pesquisa auxilie em uma maior transparência à sociedade, referente ao processo de gestão e organização institucional, bem como pela perspectiva de se pensar na autonomia universitária. O caminho metodológico, caracteriza-se como um estudo de caso, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Metodologicamente, ancorar-se em quatro procedimentos centrais: (1º) revisão de literatura; (2º) pesquisa documental, consultando Leis, Projetos de Leis (PLs), decretos, e outros; (3º) realização de entrevistas semi-estruturada; e (4º) no acesso a bancos de dados oficiais, como o Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO), Secretaria Estadual de Goiás (SEE-GO); e sites dos Campi e Unidade Universitárias. A análise dos dados se atenta para uma interpretação qualitativa, na qual pretende-se realizar a sistematização dos dados, valendo-se da técnica de análise do discurso. Conclui-se que a Reforma Administrativa Lei nº 20.748, trouxe diversas mudanças para a instituição, instaurando um novo modelo de gestão e governança, os quais, as limitações se sobressaem. A gestão passa a ser centralizada, formando uma hierarquização entre a Administração Central – Campi regionais – Unidades Universitárias, fato este que contribui para o aumento da burocratização interna da instituição.

Externo à Instituição - WILSON LOPES MENDONÇA NETO - UEG
Externo à Instituição - EDSON BATISTA DA SILVA - UEG
Interna - 3225461 - GLORIA MARIA VARGAS LOPEZ DE MESA
Presidente - ***.800.769-** - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB