Banca de QUALIFICAÇÃO: Taynara de Souza Fernandes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Taynara de Souza Fernandes
DATA : 26/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a9jGew-gCLZAQVDJZHqaBbFyYy3mo1KtKnGfd7A1kzJI1%40thread
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO MODELO HIDRODINÂMICO GENERAL LAKE MODEL-AQUATIC ECODYNAMICS (GLM-AED) NO LAGO PARANOÁ/DF


PALAVRAS-CHAVES:

Lago Paranoá-DF, General Lake Model, Aquatic-Ecodynamics, modelagem hidrodinâmica, modelagem ecológica, ambientes aquáticos.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

Dentre os principais fatores que influenciam os sistemas aquáticos, destacam-se as alterações químicas produzidas pela entrada de substâncias tóxicas, os nutrientes e as modificações microbiológicas resultantes da carga orgânica que atinge esses ambientes. O entendimento da dinâmica dos ambientes aquáticos por meio da avaliação do comportamento das variáveis limnológicas é fator crucial para fornecer informações relativas ao grau de comprometimento da qualidade da água frente aos impactos sofridos. Diante dessas situações, os modelos preditivos da dinâmica de lagos e reservatórios vêm se mostrando como ferramenta facilitadora para o entendimento dessas dinâmicas no contexto dos ambientes aquáticos. A utilização dos modelos tem como finalidade melhor entender e representar o comportamento de lagos e reservatórios, além de prever condições diferentes das observadas, ou seja, realizar prognósticos. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar a resposta do modelo de simulação hidrodinâmica e ecológica unidimensional, conhecido como General Lake Model-Aquatic Ecodynamics (GLM-AED) ao modelar o compartimento mais profundo do lago Paranoá, localizado próximo à barragem. No intuito de atingir o objetivo principal, foi necessário analisar os dados disponíveis e, construir a base de dados, e assim, selecionar os períodos adequados para realizar as etapas da modelagem: calibração, análise de sensibilidade, verificação das variáveis hidrodinâmicas, bem como ao módulo de fitoplâncton e simulação de cenários de eutrofização. Os achados iniciais indicam que o modelo, ainda que não calibrado, representa satisfatoriamente bem a distribuição de temperatura ao longo da coluna d’água e os padrões de estratificação e circulação ao longo da série histórica, apresentando o erro padrão RMSE de 1.99 ºC para a temperatura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1651354 - CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
Interno - 2425835 - CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
Interna - 2194084 - CLAUDIA PADOVESI FONSECA
Externo à Instituição - Welber Ferreira Alves
Notícia cadastrada em: 26/10/2022 07:50
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app33_Prod.sigaa27