Banca de DEFESA: Dyego Randson Guerra de Medeiros

DISCENTE : Dyego Randson Guerra de Medeiros
DATA : 27/03/2023
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3a5QQw25VOqxYtaVxQwKPPhubznHB3Xa_Oosag0k6WjzQ1%40thread.tac

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO VICENTE PIRES – DF E SUA RELAÇÃO COM O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO PELA APLICAÇÃO DOS ÍNDICES – ICE, IUS E IUSc E ANÁLISE COMPARATIVA COM O PROTOCOLO - PRAVIA

Índice de Qualidade de Água, Planejamento Ambiental, Ocupação Desornada, Ferramaneta de Planejamento Ambiental, Uso e Ocupação.

O objetivo do planejamento ambiental, em geral, é estabelecer diretrizes para ocupação dos territórios complexos e, para tanto, ele precisa estar suficientemente ligado à função social, ambiental e econômica. Entretanto, nas grandes metrópoles brasileiras à ocupação desordenada seguida da ausência do estado fomentam as atividades humanas que podem significar pressão e impacto sobre os elementos naturais em seus múltiplos aspectos (Santos, 2004, pg. 72). O problema disso é o desenlace posterior, onde o estado precisará tomar medidas de controle e adequação visando melhoria da qualidade de vida das pessoas e mitigar os impactos ambientais, para tanto obras de saneamento público como: drenagem urbana, abastecimento de água e coleta de esgotos são de extrema importância para correção do passivo da atividade antrópica desplanejada, mas os custos são elevados em virtude da complexidade das ações no território já ocupado. Para chegar nesse nível de adequação são necessários estudos ambientais, sociais e econômicos, antes de qualquer prognóstico faz-se necessário conhecer as caracterisitiscas físico, químicas e morfologicas da bacia ocupada, e para isso indicadores índice de qualidade de água surgem como ferramentas para o diagnóstico quali-quantitativo fornecendo excelentes dados para tomada de decisão. A dificuldade nesse tipo de metodologia pode esbarrar na complexidade das análise, disponibilidade de laboratório e de corpo técnico capacitado, tanto para coleta como avaliação das informações. Desta forma, é necessário pensar em ferramentas complementares visando otimizar os custos de avaliação, preferencialmente com aplicação de protocolos de avaliação rápida, de fácil uso e compreensão, além de índices que podem ser obtidos a partir de dados secundários e trabalhados em ferramentas de geoprocessamento para fase de planejamento de escritório, visando a redução dos custos operacionais e maximizando a significância dos pontos de coleta de água, por poder ser realizado, inclusive, em local geográfico fora da área estudada. Diante do exposto, esse trabalho dissertativo visou captar os níveis de interferência na qualidade dos cursos hídricos tangentes ao parcelamento em regularização do Setor Habitacional Vicente Pires, em Brasília, por meio da aplicação do Índice de Conformidade ao Enquadramento – ICE, e da correlação da influência do processo de ocupação territorial, considerando o histórico de ocupação da bacia, por meio da aplicação do índice de Uso do Solo - IUS, Índice de Uso do Solo de Comparação – IUSc, e da aplicação de um protocolo Protocolo Rápido de Avaliação de Impacto Ambiental (PRAVIA). O teste não paramétrico de Kruskal Wallis demonstrou diferença significativa entre os índices, quando comparados par a par, os parâmetros que apresentaram diferença estatisticamente significativa com nível de significância padrão de 5% ou (p<0,05) foram submetidos ao teste a posteriori, ou seja, post-roc de Mann-Whitney para comparação de dois grupos não pareados (análise par a par) a fim de identificar se há diferença entre eles. Dos resultados do estudo apenas o PRAVIA não apresentou diferença estatisticamente significava que permitisse correlacionar os aspectos levantados em campo com os resultados do ICE. Contudo, foram realizadas adaptações ao protocolo considerando os dois índices de uso do solo, sendo dado o nome a nova ferramenta de Protocolo Rápido de Avaliação de Impacto Ambiental e Uso do Solo (PRAVIAUS), a qual apresentou relevância significativa e manteve-se a correlação dos demais índices, conforme apontou o teste post-roc de Mann-Whitney, onde a hipótese nula ou H0 foi rejeitada no teste comparativo (p <0,05), indicando que nesse caso por estar abaixo do alvo (entre as médias das variáveis nos diferentes pontos), a correlação entre os dois grupos pode ser realizada e o teste estatístico resultou que o novo protocolo tem influência estatisticamente significativa no dado obtido pelo ICE.

Interno - 1651354 - CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
Presidente - 1885609 - LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
Externa à Instituição - Lyvia Nara Barroso Menezes
Interno - 254.263.621-49 - MAURO ROBERTO FELIZATTO - UnB