CAMINHABILIDADE E CAPITAL ARQUITETÔNICO: a lógica de apropriação, pelos sujeitos, das redes de caminhos de pedestres em Brasília – DF
Mobilidade a pé; Caminhabilidade; Sintaxe Espacial; Rodoviária do Plano Piloto; Capitais
Esta pesquisa investiga a caminhabilidade nas áreas adjacentes à Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, e como os pedestres, pertencentes a distintos grupos sociais, apropriam-se desses espaços. Partindo das contribuições teóricas da Sintaxe Espacial e dos conceitos de Capital Arquitetônico de Frederico de Holanda, bem como das teorias de capitais de Bourdieu, o estudo analisa a dinâmica de fluxos, encontros e esquivanças dos sujeitos no contexto urbano. A Rodoviária, situada entre o “centro da sociedade civil” e o “centro do Estado”, concentra diferentes perfis de pedestres e configura-se como um ponto de alta relevância para a mobilidade e a interação social na cidade. A pesquisa adota uma metodologia mista com pesquisa-ação, em que os pedestres atuam como participantes ativos. As etapas metodológicas incluem revisão de literatura, coleta de dados empíricos e análises quantitativas e qualitativas. A coleta será conduzida presencialmente durante o período de seca (entre maio e setembro), utilizando métodos de contagens de pedestres, registros visuais e entrevistas semiestruturadas para captar as percepções dos sujeitos sobre a infraestrutura e caminhabilidade. Serão aplicadas ferramentas como iCam, QGIS e desenho de mapas axiais para avaliação da rede de caminhos e do Capital Espacial Fluxo (CAflu) dos pedestres. Ao final, espera-se que os resultados evidenciem a influência que as barreiras e potenciais para a caminhada tem nos pedestres, assim como o papel que esses sujeitos têm na escolha de caminhos e apropriação da cidade, em especial da zona central de Brasília a ser analisada, oferecendo contribuições para a mobilidade ativa e o planejamento urbano. As considerações finais abordarão as limitações do estudo e sugerirão direções para pesquisas futuras, ampliando o entendimento da apropriação dos espaços públicos em cidades planejadas.