ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES UTILIZANDO DADOS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS E MEDIÇÕES IN LOCO EM BRASÍLIA
conforto ambiental; desempenho de edificações; simulação computacional; medições in loco; NBR 15575; Brasília; edifícios residenciais; clima tropical.
O projeto arquitetônico é constituído por diversas interfaces que possuem bases teóricas, científicas, socioeconômicas, culturais e históricas (Ching, 2016). A qualidade do ambiente construído e o processo de construção são influenciados por uma série de fatores interdependentes. Procurou-se abordar as interfaces do projeto arquitetônico com seu respectivo ambiente construído. O estudo examina como as decisões do arquiteto em relação ao desempenho, especificamente nos aspectos acústico, lumínico e térmico, se manifestam no ambiente construído. Buscou-se validar a importância das simulações computacionais prévias para a execução de edifícios residenciais e de uso misto em Brasília, considerando a atual tipologia construtiva do Plano Piloto e as diretrizes de desempenho da norma 15575 (ABNT, 2013), comparando com dados obtidos in loco. Foram considerados os impactos dos códigos edilícios no desempenho térmico, lumínico e acústico das edificações, com a avaliação da efetividade da simulação computacional. Como abordagem metodológica considerou-se a simulação computacional fornecida pela empresa incorporadora com dados coletados através de medições in loco. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância da simulação computacional como ferramenta de apoio ao projeto de edifícios, que prever e otimizar o desempenho térmico, lumínico e acústico das edificações. As simulações computacionais se mostraram eficazes na identificação de potenciais problemas de desempenho, como sobreaquecimento, iluminação inadequada e níveis de ruído excessivos, antes da execução da obra. A comparação entre os dados simulados e os dados medidos in loco evidenciou a acurácia das simulações e sua capacidade de representar o comportamento real das edificações. Pode-se observar que a face norte-oeste é considerada crítica, necessitando de estratégias adicionais de sombreamento, seja por ….. visando melhoria no desempenho dos ambientes construídos. Em relação à NBR 15575, verificou-se que os edifícios analisados atendem aos requisitos mínimos para os parâmetros de desempenho térmico, lumínico e acústico.