Desenvolvimento de um procedimento de análise espacial de impactos no uso e ocupação do solo como instrumento de planejamento urbano.
Planejamento Urbano; Estudos de Impactos Urbanos; Análise Espacial, Cenários Urbanos.
A gestão e o planejamento urbano no Brasil enfrentam grandes desafios, especialmente no que diz respeito aos impactos causados por polos geradores de viagens. Estes impactos afetam a infraestrutura urbana, o tráfego e o meio ambiente, exigindo uma abordagem analítica e integrada para sua avaliação e mitigação. Observa-se uma lacuna significativa na ausência de ferramentas de análise espacial e definição de medidas para mensurar os impactos no uso e ocupação do solo de diferentes tipos de polos geradores de viagens. Além disso, há uma falta de integração entre os estudos de impactos de trânsito, vizinhança e ambiental, dificultando a implementação de medidas de mitigação ou compensação eficazes e a potencialização de impactos positivos e consequente desenvolvimento urbano e da qualidade de vida. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um procedimento de análise espacial para os impactos no uso e ocupação do solo dos polos geradores de viagens. A proposta visa integrar os diferentes tipos de análises espaciais, a partir da criação de cenários urbanos através da modelagem georreferenciada, fornecendo uma ferramenta eficaz para o planejamento urbano e permitindo uma avaliação abrangente dos efeitos da alteração do uso e ocupação do solo sobre a cidade. Ao desenvolver um procedimento que relaciona diferentes aspectos de análise (ocupação, acessibilidade, densidade, atividades, grau de incomodidade), a pesquisa contribui para a criação de políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e aplicáveis à realidade das cidades, promovendo uma gestão urbana mais integrada. A pesquisa adota uma abordagem baseada na análise espacial, visando integrar os diferentes tipos de impactos urbanos (trânsito, vizinhança e ambiental). Como resultado, tem-se a criação de um instrumento de planejamento urbano que permite a análise dos impactos de polos geradores de viagens na gestão do uso e ocupação do solo.