Infraestrutura ferroviária e os processos urbanizadores: cidades na estrada de ferro goiás (1909-1957)
História do Planejamento Regional; Infraestrutura; Ferrovia; Urbanização; Cidades Novas; Modernidade;
A pesquisa de doutorado investiga, problematiza e caracteriza as cidades que compõem a antiga Estrada de Ferro Goiás – EFG, tendo por recorte temporal os anos 1909, quando da implantação da ferrovia como objeto de penetração no Estado de Goiás, e 1957, quando a linha passou a compor a Rede Ferroviária Federal S.A. e consequentemente adotou um novo papel, como objeto de conexão. Sabe-se que ferrovias perpassam diferentes territórios, modificam e impulsionam uma série de eventos e ações que resultam majoritariamente em transformações, expansões e, até, na criação de cidades. Estas possuem padrões de urbanização e formas de organização espacial distintas àquelas destituídas de tal infraestrutura. Neste sentido, a EFG foi um instrumento da modernidade, implantado no final do século XIX, que modificou e fundou cidades ao longo de seu percurso no Brasil central. A tese permite compreender e analisar os processos de urbanização da região por onde os trilhos passaram, qualificando a ferrovia como um objeto de penetração territorial. Para isso, elabora-se uma narrativa sobre esta ferrovia e suas cidades, partindo do processo histórico de sua implantação, sobretudo a partir dos planos de viação nacionais e regionais, até chegar a leituras sobre os núcleos urbanos influenciados ou originados por tal infraestrutura. Vetor de transformação socioespacial e urbanização, o objeto em pauta e seus coadjuvantes foram apreendidos por procedimentos metodológicos baseados em pesquisa bibliográfica, investigação documental em acervos impressos e eletrônicos de instituições públicas e privadas, por levantamentos in loco, por registros e mapeamentos com devida análise cartográfica, e por apropriação taxonômica para categorização das cidades. Assim, investigar o caráter desse processo de ocupação territorial pela infraestrutura ferroviária, identificando características próprias às cidades, permitiu clarear o conhecimento sobre este campo temático e, sobretudo, proporcionou compor um retrato, mesmo que provisório, sobre a origem e os impactos da EFG no Centro-Oeste do país na primeira metade do século XX.