Banca de DEFESA: Simone Buiate Brandão

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Simone Buiate Brandão
DATA : 24/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Infraestrutura ferroviária e os processos urbanizadores: cidades na estrada de ferro goiás (1909-1957)


PALAVRAS-CHAVES:

História do Planejamento Regional; Infraestrutura; Ferrovia; Urbanização; Cidades Novas; Modernidade;


PÁGINAS: 354
RESUMO:

A pesquisa de doutorado investiga, problematiza e caracteriza as cidades que compõem a antiga Estrada de Ferro Goiás – EFG, tendo por recorte temporal os anos 1909, quando da implantação da ferrovia como objeto de penetração no Estado de Goiás, e 1957, quando a linha passou a compor a Rede Ferroviária Federal S.A. e consequentemente adotou um novo papel, como objeto de conexão. Sabe-se que ferrovias perpassam diferentes territórios, modificam e impulsionam uma série de eventos e ações que resultam majoritariamente em transformações, expansões e, até, na criação de cidades. Estas possuem padrões de urbanização e formas de organização espacial distintas àquelas destituídas de tal infraestrutura. Neste sentido, a EFG foi um instrumento da modernidade, implantado no final do século XIX, que modificou e fundou cidades ao longo de seu percurso no Brasil central. A tese permite compreender e analisar os processos de urbanização da região por onde os trilhos passaram, qualificando a ferrovia como um objeto de penetração territorial. Para isso, elabora-se uma narrativa sobre esta ferrovia e suas cidades, partindo do processo histórico de sua implantação, sobretudo a partir dos planos de viação nacionais e regionais, até chegar a leituras sobre os núcleos urbanos influenciados ou originados por tal infraestrutura. Vetor de transformação socioespacial e urbanização, o objeto em pauta e seus coadjuvantes foram apreendidos por procedimentos metodológicos baseados em pesquisa bibliográfica, investigação documental em acervos impressos e eletrônicos de instituições públicas e privadas, por levantamentos in loco, por registros e mapeamentos com devida análise cartográfica, e por apropriação taxonômica para categorização das cidades. Assim, investigar o caráter desse processo de ocupação territorial pela infraestrutura ferroviária, identificando características próprias às cidades, permitiu clarear o conhecimento sobre este campo temático e, sobretudo, proporcionou compor um retrato, mesmo que provisório, sobre a origem e os impactos da EFG no Centro-Oeste do país na primeira metade do século XX.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GABRIEL LEOPOLDINO PAULO DE MEDEIROS - UFERSA
Interna - 1855707 - CAROLINA PESCATORI CANDIDO DA SILVA
Externo à Instituição - EGUIMAR FELICIO CHAVEIRO - UFG
Externo à Instituição - PEDRO DULTRA BRITTO - UFPB
Presidente - 1374229 - RICARDO TREVISAN
Notícia cadastrada em: 08/04/2025 10:50
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app28.sigaa28