Narrativa jornalística e preservação: obras arquitetônicas modernas em Brasília e Porto Alegre.
Preservação da Arquitetura Moderna, Narrativa jornalística, Correio Braziliense, Zero Hora, Cine Brasília, Auditório Araújo Vianna.
A dissertação analisa a correlação entre as narrativas dos jornais Correio Braziliense e Zero Hora e o Cine Brasília e o Auditório Araújo Vianna como bens patrimoniais, que são obras tombadas de arquitetura moderna localizadas em Brasília e em Porto Alegre, respectivamente. O intuito é desvelar, por trás das possíveis correlações encontradas, a forma como os jornais (in)formam à população não especializada questões sobre a prática preservacionista em ambas as cidades, considerando que o processo de construção social do patrimônio cultural depende enormemente da participação popular. Para tanto, o trabalho é dividido em três partes: a primeira discute especificidades da preservação do moderno e apresenta o Cine e o Auditório, de modo a compreender o histórico de projeto, de intervenções e de tombamento de cada edifício. A segunda estabelece a lógica de análise dos jornais baseada nos conceitos de História Cultural e Representação, propostos por Sandra Pesavento, a fim de definir a forma de leitura e interpretação do Correio Braziliense e do Zero Hora fontes da pesquisa que também são objetos de panorama histórico. A terceira parte apresenta a metodologia e análise das reportagens em si. Por fim, são discutidos os rebatimentos entre as práticas preservacionistas atuantes nos edifícios e o modo como foram representados nos jornais, no intuito de se compreender de que forma as narrativas dos meios de comunicação (in)formam seu público acerca da conservação dos supracitados edifícios modernos.