CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ESTRUTURAS EM CURSOS DE ARQUITETURA
Ensino de Arquitetura; Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida.
Esse trabalho foi construído a partir da discussão sobre a especificidade do ensino de estruturas nos cursos de arquitetura e da necessidade de ampliação de variações pedagógicas que possam auxiliar o ensino frente à crescente complexidade dos conteúdos. A partir da trajetória pessoal da pesquisadora e de uma pesquisa exploratória, descreve-se a atualidade do ensino de estruturas no Brasil e seus problemas recorrentes, bem como se busca, a partir de experiencias internacionais e bibliografias específicas do estudo de modelos de ensino, construir possibilidades de ampliação da literatura sobre o ensino de estruturas na arquitetura. Do estudo dos modelos híbridos de ensino e da necessidade da construção de recursos didáticos para esses modelos, chega-se ao tema principal desse trabalho, os Objetos de Aprendizagem (OAs), que são recursos digitais que podem ser utilizados para apoiar a aprendizagem e têm por característica principal a Reusabilidade em diferentes contextos de ensino. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é desenvolver e avaliar um objeto de aprendizagem para o ensino de estruturas na arquitetura, utilizando como procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa de pesquisa em um modelo teórico de pesquisa-ação. Foram elencadas no corpo do trabalho as características técnicas e pedagógicas dos OAs, o planejamento de OAs e os princípios do Desenho Instrucional que podem ser utilizados para auxiliar o desenvolvimento, bem como ferramentas de autoria que podem ser utilizadas para a construção e repositórios nos quais se pode publicar o Objeto. Expõe-se então, uma revisão sucinta dos principais enfoques teóricos que fundamentam as práticas pedagógicas e conceituam-se objetivos e estratégias de aprendizagem. Da fundamentação teórica, são apresentadas, como resultados parciais, as primeiras diretrizes para o desenvolvimento e avaliação do Objeto, ficando definido que este terá como enfoque parte do conteúdo que, nos cursos de arquitetura, é desenvolvido em disciplinas de resistência dos materiais, mecânica dos sólidos ou introdução aos sistemas estruturais, englobando a estática das estruturas, cargas, esforços e estados de tensão. Esse conteúdo é necessário em outras disciplinas, como projeto de estruturas de aço, madeira, concreto e fundações, considerando, então, que o Objeto poderá ser reutilizado em diferentes contextos. Por fim, conclui-se o conteúdo dessa qualificação com o cronograma de desenvolvimento da etapa final da pesquisa, constituída pela construção dos instrumentos de coleta de dados, o desenvolvimento do OA e a intervenção em forma de curso de extensão na qual será avaliado o Objeto.