Sala de Aula Invertida nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores: Lições aprendidas no exercício de novos métodos de ensino
Ensino híbrido; Ensino Superior; Sala de aula invertida; Ensino de Arquitetura
A metodologia de Sala de Aula Invertida é um tema de interesse tanto de professores quanto de instituições de ensino que buscam utilizar tecnologias nas aulas. A Sala de Aula Invertida consiste na inversão da organização convencional da educação buscando a otimização de tempo e do uso do espaço físico da sala de aula. O objetivo deste trabalho é identificar melhorias na aprendizagem de alunos de Arquitetura e Design de Interiores a partir da implementação da Sala de Aula Invertida. A pesquisa consistiu no desenvolvimento, aplicação e avaliação da metodologia de ensino em turmas de 1º a 4º semestre de um curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e de tecnólogo em Design de Interiores. As disciplinas em análise são as de Desenho Arquitetônico, Modelagem Gráfica Digital e Representação Gráfica Digital, no curso de Arquitetura, Informática Aplicada e Desenho Técnico no curso de Design de Interiores. As análises dos resultados consistiram no desenvolvimento e uso de checklist de implementação da Sala de Aula Invertida, aplicação de Scorecard avaliativo da Sala de Aula Invertida e observação das respostas de questionários de percepção realizados pelos alunos ao final de cada semestre, onde eles puderam avaliar a metodologia implementada. Através da análise de resultados obtidos pelas ferramentas citadas, foi constatado que a implementação da Sala de Aula Invertida foi positiva e trouxe resultados animadores para utilizações futuras, ainda que seja possível identificar caminhos para aprimorar a implementação da metodologia nas disciplinas em questão. Com os resultados dos questionários, foi possível identificar alguns dos principais desafios da Sala de Aula Invertida bem como as suas principais virtudes. Desta forma foi possível visualizar alguns dos principais pontos que reforçam a necessidade por inovações na construção da experiência de aprendizagem e, ao mesmo tempo, pôde-se identificar lacunas na implementação da metodologia que irão auxiliar nas sugestões para futuras aplicações